Assinar

Magazine Luiza oficializa lojas nas redes sociais

Buscar

Magazine Luiza oficializa lojas nas redes sociais

Buscar
Publicidade
Marketing

Magazine Luiza oficializa lojas nas redes sociais

Plataforma agora é aberta a todos os usuários e meta é ter 10 mil lojas no Facebook e Orkut em 2012


26 de janeiro de 2012 - 2h55

Depois de anunciar em agosto de 2011 a abertura de lojas nas redes sociais Facebook e Orkut, em caráter inicialmente restrito, uma vez que somente funcionários e parentes de funcionários podiam participar, o Magazine Luiza abriu a plataforma Magazine Você, nesta quinta-feira, 26, para todos os interessados.

Quem quiser ter uma loja da rede de varejo no seu perfil social poderá vender até 60 produtos e receber uma comissão que varia entre 2,5% e 4,5%, dependendo da categoria de produto vendido. O valor mínimo acumulado de comissão para a efetuação do pagamento é de R$ 50 e todo o processo de pagamento e entrega dos produtos é responsabilidade do Magazine. Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas da empresa, afirma que os "donos" das lojas poderão recomendar os produtos e atuar como “curadores”.

Somente na fase piloto, a rede conseguiu mais de mil lojas (708 no Facebook e 450 no Orkut), antecipando a abertura da plataforma, que estava prevista para o mês de março. As lojas nas redes sociais registraram taxa de conversão 50% maior que a do site da rede, mas, segundo o executivo, não afetarão o desempenho do portal de vendas e sim trazer ainda mais clientes. A meta é chegar a 10 mil lojas em 2012, causando impacto em um milhão de possíveis clientes.

O executivo apontou que já há alguns perfis de lojas: pessoas que vendem opções de presentes; de celebridades, com caráter de divulgação; e mesmo ligadas a projetos sociais. Neste último caso, está o Catraca Livre, site que divulga programas culturais gratuitos na cidade de São Paulo, e tem uma loja no Facebook há um mês. Para casos como este, em que as comissões pelas vendas serão destinadas a uma causa social, o percentual de comissão é maior: 10%. “É bom para o projeto, que precisa obter fontes de renda para se manter e para o Magazine Luiza, que melhora ainda mais sua imagem”, avalia Camila Garófalo, representante do Catraca Livre, no lançamento do Magazine Você.

A estratégia de comunicação será 100% digital, com ações criadas pela Etco, e baseada no “sequestro de buzz”, ou seja, aproveitando os fenômenos das redes sociais. Tanto assim, que Luiza, a que voltou do Canadá, tem uma loja do Magazine Você, participou do lançamento da plataforma e fez um vídeo viral de divulgação, que está também no Youtube. O slogan do Magazine Você é “Sua loja para seus amigos”.

Questionado sobre alguma possível redução da verba de marketing, já que a divulgação nas redes sociais é feita pelos próprios usuários, Frederico Trajano, diz que haverá somente uma “otimização”, ou seja, poderá vender mais com a mesma verba.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • The Town apresenta uma nova atração: a The Tower

    The Town apresenta uma nova atração: a The Tower

    Idealizada por Roberto Medina, a atração pretende transportar o público para dentro de um espetáculo que une dança, performance e música em todos os dias do festival

  • NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados

    NPS Benchmarking 2025 terá novos segmentos avaliados

    Quinta edição do estudo da Opinion Box contará com pontuação média de segmentos como casas de apostas e moda infantil