Mais comida e menos lazer para o Brasil

Buscar

Mais comida e menos lazer para o Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Mais comida e menos lazer para o Brasil

Pesquisa da Mintel sinaliza a concentração de hábitos de compra ligados a itens básicos, colocando em xeque a possibilidade de escolha por marcas


10 de outubro de 2013 - 8h00

Os gastos com alimentos, dentro e fora de casa, lideram a lista de despesas do brasileiro nos últimos 12 meses, segundo pesquisa da Mintel. A elevação dos custos é atribuída à alta da inflação. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, houve uma elevação de 6,5% nos preços em um ano, acréscimo puxado justamente pelos alimentos, com variação acumulada de 13,5% no mesmo período. De acordo com o estudo, seis em cada dez (61%) adultos já gastam mais com compras nos supermercados.

A concentração dos hábitos de compra em torno de itens de necessidade básica pode colocar em xeque a possibilidade de escolha por marcas, enfraquecendo uma das principais conquistas adquiridas pelos brasileiros nos últimos anos. As categorias de roupas e acessórios, beleza e cuidados pessoais seguem a mesma trajetória do setor de alimentos. Já os produtos e serviços relacionados aos setores de eletrônicos, reforma e decoração e férias sofreram as maiores contenções no orçamento das famílias. Cerca de quatro em cada dez brasileiros reduziram gastos nestes segmentos.

A recomendação da Mintel é que a indústria de alimentos trabalhe para lançar produtos apresentados como “um presente para mim” ou “para os momentos de lazer” em categorias ligadas à indulgência, como chocolates, doces, vinhos, ou para diversão em família, como pipoca para cinema em casa, entre outros. Preços acessíveis e embalagens exclusivas também são essenciais para compensar a redução com o lazer.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dove aposta em especialista em IA para incentivar beleza sem padrões

    Dove aposta em especialista em IA para incentivar beleza sem padrões

    Como embaixadora de Dove pela Real Beleza, Heloisy Pereira Rodrigues, formada em IA, trabalhará junto a marca em iniciativas da IA a favor da beleza sem padrões

  • Nivea usa gamificação para falar de cuidados com a pele

    Nivea usa gamificação para falar de cuidados com a pele

    Iniciativa acontecerá presencialmente em São Paulo, Campinas e Curitiba para democratizar conhecimento sobre a pele