Mais uma vez, OMO e Coca-Cola
Folha Top of Mind 2012 celebrou as marcas mais lembradas pelos consumidores e estreou categorias Olimpíadas e Copa, vencidas por Nike e Olimpikus
Folha Top of Mind 2012 celebrou as marcas mais lembradas pelos consumidores e estreou categorias Olimpíadas e Copa, vencidas por Nike e Olimpikus
Roseani Rocha
25 de outubro de 2012 - 12h16
A Folha de S. Paulo divulgou na noite desta quarta-feira, 24, os vencedores do Folha Top of Mind 2012. A premiação é considerada uma das principais em consciência de marca (brand awareness) e não para de crescer. A edição de 2012, 22ª no histórico, contou com 50 categorias, das quais 10 são especiais e este último grupo teve cinco novas categorias: Tops Higiene, Finanças, Alimentação, Olimpíadas e Copa do Mundo.
Mais uma vez, Coca-Cola e OMO dividiram o prêmio “Top do Top”, que premia as marcas mais lembradas pelo consumidor, independentemente da categoria de produtos.
Dentre as cinco novas categorias especiais, foram destaque as motivadas pelos mega eventos esportivos que serão sediados pelo Brasil. Em Olimpíadas, venceram Nike e Olimpikus e na categoria Copa do Mundo, a Nike (patrocinadora da Seleção Brasileira) levou o título de mais lembrada, com 29% das citações.
Os vencedores das demais categorias especiais foram: Natura e Ypê (Top Meio Ambiente); Pirelli (Top Masculino); Pampers (Top Feminino); Samsung e Suvinil (Top Performance, que premia as marcas que mais cresceram de uma edição para outra do prêmio). Já as vencedoras das novas categorias especiais, além das duas citadas, foram Colgate e OMO (Top Higiene); Banco do Brasil e Bradesco (Top Finanças); e a Sadia sagrou-se campeã doTop Alimentação.
Entre as categorias regulares do Top of Mind 2012 foram novidades as de Antisséptico Bucal (conquista dividida entre Listerine e Colgate), Smartphone (Samsung), TV por Assinatura (SKY) e Ventilador (Arno).
O prêmio é entregue a partir de levantamento anual por amostragem com a população adulta brasileira. Este ano, foi produzido em agosto, com base em mais de cinco mil entrevistas, divididas em amostras com homens e mulheres de 16 anos ou mais e de todos os níveis sociais e de escolaridade.
Nesta edição da festa de entrega do Top of Mind, novamente realizada no HSBC Brasil, em São Paulo, os atores Dan Stulbach e Nivea Stelmann fizeram as apresentações dos vencedores.
Confira, abaixo, a lista completa de vencedores (em negrito, as categorias especiais):
1. Top do Top
OMO 7%
Coca-Cola 5%
2. Top Performance
Samsung 10%
Suvinil 36%
3.Top Meio Ambiente
Natura 6%
Ypê 6%
4. Top Olimpíada
Olympikus 12%
Nike 9%
5. Top Copa do Mundo
Nike 13%
6. Top Masculino
Pirelli
7. Top Feminino
Pampers
8. Top Smartphone
Samsung 15%
9. Top Banda Larga
Oi 11%
10. Top Operadora de Celular
Vivo 32%
11. Top TV por Assinatura
Sky 41%
12. Top Finanças
Banco do Brasil 13%
Bradesco 10%
13. Top Bancos
Banco do Brasil 35%
14. Top Cartão de Crédito
Visa 37%
15. Top Plano de Saúde
Unimed 32%
16. Top Seguro
Bradesco 9%
17. Top Poupança
Caixa 48%
18. Top Agência de Viagens
CVC 11%
19. Top Alimentação
Sadia 12%
20. Top Leite
Itambé 12%
Ninho 12%
Parmalat 11%
21. Top Sorvete
Kibon 58%
22. Top Chocolate
Nestlé 33%
23. Top Adoçante
Zero-Cal 36%
24. Top Maionese
Hellmann´s 69%
25. Top Margarina
Qualy 27%
26. Top Supermercados
Extra 8%
27. Top Loja de Eletrodomésticos
Casas Bahia 27%
28. Top Tinta de Parede
Suvinil 36%
29. Top Sabão em pó
OMO 80%
30. Top Fogão
DAKO 22%
Brastemp 19%
31. Top Máquina de Lavar
Brastemp 35%
32. Top Geladeira
Consul 37%
33. Top Notebook
Samsung 10%
34. Top Aparelho de TV
LG 17%
Philips 14%
35. Top Ventilador
Arno 46%
36. Top Refrigerante
Coca-Cola 62%
37. Top Cerveja
Skol 40%
38. Top Higiene
Colgate 10%
Omo 8%
39. Top Antisséptico Bucal
Listerine 20%
Colgate 17%
40. Top Pasta de Dente
Colgate 54%
41. Top Aparelho de Barbear
Gillette 42%
42. Top Protetor Solar
Sundown 18%
43. Top Fralda Descartável
Pampers 35%
44. Top Tintura de Cabelo
Koleston 12%
45. Top Shampoo
Seda 30%
46. Top Sabonete
Lux 31%
47. Top Desodorante
Rexona 40%
48. Top Carro
Volkswagen 29%
49. Top Combustível
Petrobras 20%
50. Top Pneu
Pirelli 42%
Compartilhe
Veja também
Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel
Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda
Quais presentes as crianças querem ganhar no Natal?
Pesquisa da Kids Corp. mapeou as diferenças entre os desejos dos pequenos de diferentes faixas etárias