McDonalds reve formato de atendimento
Mudança é reflexo da queda das vendas na comparação do quarto trimestre de 2011 com o acumulado do ano
Mudança é reflexo da queda das vendas na comparação do quarto trimestre de 2011 com o acumulado do ano
Janaina Langsdorff
6 de abril de 2012 - 8h30
Uma já usa o “Have it your way” e a outra deve passar a operar por meio do "Made for you". A primeira é a Burger King, que permite ao consumidor montar o seu hambúrguer da maneira que quiser. Já a segunda é o McDonald´s, que vai adotar um sistema parecido com o do rival para reduzir desperdícios e despesas. Esse modelo de atuação já existe no McDonald’s desde a década de 90, mas agora o sistema deve ser implementado em toda a rede de restaurantes da marca até o fim deste ano, substituindo a prática de deixar os lanches prontos por sanduíches preparados conforme os pedidos são registrados pelos clientes.
A medida é reflexo dos resultados obtidos no ano passado. No quarto trimestre de 2011, por exemplo, as vendas das lojas em operação há mais de um ano avançaram 6,3%, resultado inferior ao índice de 9,3% acumulado no ano. As vendas brutas e o lucro operacional permaneceram com uma taxa de crescimento de 19%. Já a receita alcançou US$ 1,9 bilhão, ante o valor de US$ 1,6 bilhão obtido em 2010. A representatividade do Brasil no faturamento global da marca, estimado em US$ 30,6 bilhões em 2011, ante os US$ 27 bilhões do ano anterior, passou de 5,9% para 6,2% na mesma base de comparação. De acordo com a análise de especialistas do setor financeiro, as margens operacionais foram influenciadas especialmente por pressões inflacionárias no Brasil e na Argentina.
Na América Latina, as vendas foram de US$ 3,6 bilhões em 2011, crescimento de 21,2% em relação a 2010. No Brasil, o crescimento foi de 13%.
A corrida
O investimento da Arcos Dorados, que administra a cadeira de restaurantes do McDonald´s na América Latina e Caribe, deve passar de US$ 319,9 milhões em 2011 para algo em torno de US$ 350 milhões para 2012, aporte que será utilizado para inaugurar 50 lojas até o fim deste ano, contra 41 unidades lançadas em 2011. Em entrevista publicada na edição dessa terça-feira, 6, pelo jornal Valor Econômico, Woods Staton, presidente da Arcos Dorados, afirma que o plano considera uma inflação de 5,5% e um aumento de 14% no salário mínimo, projeções que, segundo ele, devem sustentar a aceleração do consumo no País.
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Francising), o McDonald´s é hoje a segunda maior franquia do Brasil em faturamento, atrás apenas do O Boticário, e a quarta em número de lojas, com cerca de 1.267 operações em todo o Brasil. O primeiro lugar é novamente do O Boticário (3252 lojas), seguido pelos colchões Ortobom (1747) e pela rede de ensino Kumon (1565). Entre os principais concorrentes diretos do McDonald´s estão a rede carioca do Bob´s, com 820 lojas, e a Burger King, com uma cadeia estimada em 180 unidades. Em julho de 2010, a marca pertencente ao fundo de investimentos 3G Capital Management, dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, fez uma promessa de abrir 900 restaurantes até 2016.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros