Bárbara Sacchitiello
3 de novembro de 2020 - 12h44
(Crédito: Divulgação/Burger King)
Para celebrar o Dia das Bruxas, comemorado no último dia 31, o Burger King fez uma ação de marketing chamada Vassoura-Thru, na qual prometia aos consumidores que fossem ao drive-thru de suas lojas montados em uma vassoura (fazendo alusão às bruxas) ganhariam um Whopper de graça.
Anunciada nas redes sociais da marca na semana passada, a ação tinha algumas regras, que foram previamente divulgadas pelo Burger King: seria disponibilizado apenas um sanduíche por CPF e a ação aconteceria das 10h às 18h. A rede de fast food também alertava que era necessário o uso de máscaras e a obediência ao distanciamento social nas filas.
No sábado, 31, dia da ação, imagens mostradas nas redes sociais mostraram uma situação bem diferente: longas filas de pessoas com vassouras nas mãos, sem distanciamento, aguardavam ansiosas pelos sanduíches gratuitos. Circularam pelas redes sociais, também, vídeos de consumidores de todo o Brasil protestando pelo fato de os sanduíches terem acabado enquanto eles ainda estavam na fila. Uma das lojas da rede, em Salvador, chegou a ser fechada por desrespeitar o regulamento municipal que proíbe ações promocionais ou eventos que gera aglomerações. Também nas redes, muitas pessoas criticaram o Burger King por ter promovido uma ação que concentrasse um grande número de pessoas em tempos de pandemia. Veja um dos vídeos que circulou nas redes sociais:
https://twitter.com/i/status/1322599925117526017
Em nota, o Burger King afirma que seus colaboradores foram orientados para reforçar a necessidade de distanciamento social e uso de máscaras, a fim de manter a segurança de todos os consumidores presentes. A marca afirma que, inclusive, contratou orientadores para as lojas a fim de conter aglomerações.
O Burger King também ressalta, em nota, que o sucesso da ação depende, também, da colaboração e consciência de todos, destacando que a marca frisou que todos respeitassem o distanciamento e as normas de higiene recomendada pelos órgãos de saúde.
Apesar dos diversos vídeos de protestos e críticas à marca nas redes sociais, o Burger King não se arrepende da iniciativa. “A promoção Vassoura-Thru foi do Halloween do Burger King foi um grande sucesso. Mesmo com a gestão de insumos, além da mecânica de um Whopper por CPF, a promoção foi limitada e chegou ao esgotamento de sanduíches em algumas lojas”, diz a marca. O Burger King afirma que distribuiu cerca de 140 mil sanduíches para clientes que passaram por suas unidades em todo o Brasil.