Experiência supera preço na web
Pesquisa do Ibope Conecta mostra também que segurança ainda é um item que impede a conclusão da compra
Pesquisa do Ibope Conecta mostra também que segurança ainda é um item que impede a conclusão da compra
Meio & Mensagem
14 de outubro de 2015 - 7h50
Uma pesquisa do Ibope Conecta, encomendada pela MasterCard, identificou que experiência e conveniência são os principais pontos de interesse do consumidor na hora de realizar uma compra pela web.
O levantamento consultou 1012 internautas em todo o País e identificou que o brasileiro está familiarizado com as compras online, porém a segurança do site é o item que impede a conclusão da compra para 56% dos entrevistados.
O segundo aspecto mais importante é o tempo de espera do produto, com 22% dos respondentes, em terceiro lugar opções de pagamento 15% (poucas ou não atrativas) seguido do formulário para preenchimento das informações pessoais.
“O consumidor de hoje está muito mais exigente, tanto no que diz respeito à segurança quanto à conveniência. Se o prazo de entrega excede suas expectativas, isso afeta negativamente sua percepção. O mesmo acontece quando a experiência no momento da compra não é satisfatória”, analisa Marcelo Theodoro, diretor sênior e responsável pela área de produtos digitais da MasterCard para o Brasil e Cone Sul.
Na percepção dos consumidores, alguns atributos oferecem mais segurança para que eles forneçam seus dados pessoais no momento do pagamento de uma compra online: certificações de segurança como selo e-bit e cadeado de segurança em primeiro lugar; a credibilidade do estabelecimento, em segundo e, em terceiro, as marcas das bandeiras de cartão ou carteiras digitais para pagamento.
“No Brasil, apenas alguns grandes grupos dominam o e-commerce. Essas empresas foram as primeiras a estabelecerem credibilidade junto ao consumidor, promovem a melhor experiência em relação à usabilidade e possuem preços mais competitivos devido à escala. Isso explica em parte os resultados da pesquisa que colocam a credibilidade do estabelecimento comercial como fator importante no quesito segurança entre os consumidores brasileiros”, diz Marcelo.
Itens preferidos
Das categorias mais populares no e-commerce, os eletrônicos estão no topo com 77% da preferência. Em segundo lugar, vestuário, com 64%; eletrodomésticos, com 60%; cosméticos 43%, viagem e turismo 35% e brinquedos 34%.
Em relação a frequência de compra, 38% afirmam comprar uma vez por mês, 21% compram uma vez a cada dois meses, 9% compram uma vez por semana, 8% compram de duas a três vezes por semana e 24% compram menor frequência citada.
Dispositivos de compra
O notebook é o principal dispositivo para compras onlines, com 69% da preferência, seguido de desktop com 52% e smartphone 29%. Os tablets representam 12%. Os mais jovens são os que mais preferem comprar pelo smartphone com 42%. “O volume maior em relação aos notebooks é justificado, principalmente, pelo aumento de vendas registradas nos últimos anos destes dispositivos em comparação aos desktops.
Outra pesquisa divulgada nesta terça-feira, 13, mostrou que os jovens brasileiros estão comprando mais pela internet. O levantamento Radar Jovem 2015, realizado pela B2, empresa especializada em conectar as marcas ao público jovem, mostra que entre jovens de 18 a 29 anos as compras online se tornaram uma realidade e os jovens já crescem imersos nela. Os dados comprovam que esse público tem grande potencial de negócio, já que são responsáveis por 57% da movimentação financeira do país, que corresponde a um poder de compra de mais de R$ 32 bilhões por ano.
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