Assinar

O impacto dos protestos no varejo

Buscar
Publicidade
Marketing

O impacto dos protestos no varejo

Comerciantes brasileiros teriam perdido R$ 1 bilhão em vendas nas últimas duas semanas


24 de junho de 2013 - 2h58

Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira, 24, pela Bloomberg, os varejistas brasileiros já podem ter perdido o equivalente a R$ 1 bilhão em vendas, nas duas últimas semanas, por conta dos protestos por melhorias na mobilidade urbana nas cidades (e outras causas que a esta se somaram).

A ação de grupos que se aproveitaram do movimento para promover vandalismo e saques às lojas fez muitos comerciantes baixarem as portas mais cedo. Por outro lado, muitos consumidores também preferiram ficar em casa até a tensão social baixar. E a conjunção dos dois fatores levou à estimativa do prejuízo bilionário, feita pelo professor Daniel Pla, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

Foram destacados os casos de depredações e saques sofridos por lojas do Magazine Luiza e da Marisa, na capital paulista. No Rio, dois shoppings da rede Multiplan fecharam mais cedo dia 21 de junho (e quem não se lembra das cenas de destruição envolvendo uma das concessionárias da Hyundai, na mesma cidade?).

A reportagem da Bloomberg também ressalta que esses acontecimentos se somaram a um cenário de crescimento modesto da economia e alta nos preços dos alimentos, transporte e moradia.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Rap 10 cria competição gastronômica no YouTube

    Rap 10 cria competição gastronômica no YouTube

    Participantes concorrem a R$ 10 mil em dinâmica que destaca a versatilidade da tortilha

  • Como é a primeira loja da Firehouse Subs no Brasil

    Como é a primeira loja da Firehouse Subs no Brasil

    Localizada no Shopping Internacional de Guarulhos, em São Paulo, primeira unidade da rede no País destaca totens de autoatendimento e ingredientes nobres