Assinar

Pão de Açúcar segue líder do varejo brasileiro

Buscar

Pão de Açúcar segue líder do varejo brasileiro

Buscar
Publicidade
Marketing

Pão de Açúcar segue líder do varejo brasileiro

Carrefour e Walmart vêm em seguida, na lista das 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro do Ibevar


17 de setembro de 2014 - 12h24

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), as 120 maiores empresas varejistas do Brasil faturaram R$ 379 bilhões em 2013. Com isso, somente estas empresas respondem por cerca de 30% de todo consumo de bens no Brasil (excetuando-se automóveis e combustível). O valor computado em 2013 é 13,2% superior ao de 2012 – de R$ 326 bilhões.

O Grupo Pão de Açúcar, hoje controlado pelo francês Casino, segue no topo da lista, nesta quarta edição do estudo, com faturamento de R$ 64,4 bilhões. Logo em seguida, estão o Carrefour, que faturou R$ 34 bilhões, e o Walmart, com R$ 24,4 bilhões. O perfil muda na quarta colocada, que é Lojas Americanas, que faturou R$ 15,4 bilhões. E volta à categoria hiper e supermercados, com o Cencosud, que registrou faturamento de R$ 9,8 bilhões.

Em sexto lugar está o Magazine Luiza (R$ 9,6 bilhões), seguido pelo Grupo Ricardo Eletro (R$ 9,1 bilhões). O Grupo Boticário, com faturamento de R$ 8 bilhões, subiu uma posição, saindo da nona para a oitava colocação. Completam os Top 10, o Makro (R$ 7,4 bilhões) e Raia Drogasil (R$ 6,4 bilhões).

Do total de empresas avaliadas, 82 têm faturamento acima de R$ 1 bilhão. Em 2014, dez novas empresas entraram para esse grupo: Arezzo, Dia Brasil, EletroZema, Grupo Claudino, Leo Madeiras, Lojas Quero-Quero, Restoque, Supermercados Mundial, Tellerina (Vivara e Etna) e Tok&Stok.

Segundo os coordenadores do estudo, a diferença entre a primeira colocada e a 10ª, a rede Raia Drogasil, indica espaço para entrada de novos competidores e possibilidade de movimentos futuros de fusões e aquisições.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também