Namorada descolada ou noiva neurótica?

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Ponto de vista

Namorada descolada ou noiva neurótica?


11 de maio de 2011 - 12h21

A tendência do momento é se relacionar com seus consumidores através das redes sociais, mas fica a pergunta/reflexão: estamos sabendo fazer isso? Ou, de namorada descolada, estamos transformando estas ferramentas em noivas neuróticas, das quais nossos consumidores têm o simples prazer de “descurtir”, descadastrar?

Será que as redes de varejo realmente estão construindo um relacionamento ao enviar diariamente emails com ofertas genéricas “imperdíveis”? Será que a ONG de sustentabilidade que atualiza quatro vezes ao dia seu status no FB está incentivando seus seguidores a continuar com eles nos “curtidos”?

Esta semana me deparei com o site da socialbakers.com, portal de estatística do Facebook (agência especializada no FB). Ali, você consegue visualizar todas as estatísticas básicas do FB, como número total de usuários, segmentação do público, ranking das páginas por número de fãs total e por segmento, enfim, é possível ter uma ótima idéia de como está o FB. Segue aqui link para a página do Brasil, a partir daí você consegue visualizar o restante: http://www.socialbakers.com/facebook-statistics/brazil/last-2-weeks#chart-intervals.

Para além dos dados, me chamou a atenção o artigo “Com qual frequência você deve atualizar a sua página no Facebook?”
Olhando as estatísticas:
* existe uma grande variação na média de envio de atualizações entre uma marca e uma mídia,
* não existe um número ideal exato de envios/ atualizações,
* tipicamente, se uma marca enviar menos de 2 atualizações por semana ela não cria uma relação com seu consumidor e se postar mais de 2x por dia perde relevância,
* as marcas deveriam manter entre 5 e 10 posts semanais e as mídias de 4 a 10 posts por dia. (O artigo completo está aqui: http://www.socialbakers.com/blog/147-how-often-should-you-post-on-your-facebook-pages/)

Como está sua marca dentro destes parâmetros? Independetemente da frequência, as mensagens enviadas são no mínimo interessantes? Estamos conseguindo ser relevantes nestas novas ferramentas/mídias? Sua marca está construindo uma relação ou só está pegando no pé? Não sou especialista, mas tenho a percepção de que há muita marca mais para noiva neurótica que para namorada descolada…

Ps. E, se quiser dar risada, dois minutos da turma do South Park & Facebook:

* Cecilia Araújo é sócia da Duma Comunicação

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