Assinar

Recall bate recorde em 2013 no Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

Recall bate recorde em 2013 no Brasil

Foram 109 campanhas, número recorde nos últimos 10 anos, aponta Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça


16 de janeiro de 2014 - 11h19

O mercado brasileiro registrou 109 campanhas de recall ao longo de 2013, número recorde nos últimos dez anos, de acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), órgão que coordena a política nacional das relações de consumo e fiscaliza os processos de chamamento. Em 2003, foram 33. Na última década, o crescimento de ações do gênero foi superior a 200%.

No ano passado, a maior incidência aconteceu no setor de veículos, com 58, e motocicletas, com nove. No entanto, a lista de produtos que apresentaram algum defeito tem se diversificado. Em 2013, houve recall de produtos de higiene pessoal, medicamentos, umidificador de ar, removedor de esmaltes, cadeiras infantis e de plástico. As informações são do Boletim Saúde e Segurança do Consumidor, divulgado nesta semana pela Senacon.

Segundo Juliana Pereira, secretária nacional do consumidor, a campanha de recall não é apenas um dever legal das empresas, mas também um indicativo de que as relações de pós-venda com o consumidor devem ser pautadas pelo respeito e transparência. Ainda de acordo com Juliana, o aumento na quantidade de recalls se deve ao crescente nível de exigência do consumidor brasileiro.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também