Salão do Automóvel atrai executivos globais
Presidentes mundiais da Volkswagen e GM confirmaram presença pela primeira vez no evento
Presidentes mundiais da Volkswagen e GM confirmaram presença pela primeira vez no evento
Meio & Mensagem
17 de outubro de 2012 - 4h30
Com a crise nos países desenvolvidos, o Brasil entrou de vez no radar das montadoras. A 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo deve atrair pela primeira vez o comando global dos fabricantes de veículos. Os presidentes mundiais da Volkswagen e da GM, Martin Winterkorn e Dan Arkerson, respectivamente, já confirmaram a vinda ao Brasil para acompanhar de perto o evento automotivo mais importante da América Latina e um dos cinco principais do planeta. O vice-presidente global de marketing da Ford, Jim Farley, e o CEO global da Jaguar Land Rover, Ralph Speth, também estarão presentes.
“As montadoras, com a crise em seus países de origem, estão focando nos emergentes – em especial no Brasil –, que hoje já é o quarto maior mercado mundial. O Salão é a grande vitrine para os lançamentos, tendências e novos negócios”, destaca Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, responsável pela organização do evento.
Entre os dias 24 de outubro e 04 de novembro, 49 marcas nacionais e importadas vão ocupar um espaço 7% maior do que na última edição do evento, em 2010, com um total de 85 mil metros quadrados. Os veículos expostos também passarão de 450 para 500 modelos. Ao todo, serão 113 expositores de 11 países. Entre as marcas que estreiam no evento estão Lexus (divisão de luxo da Toyota), a chinesa Great Wall e a Rely, de utilitários esportivos. A Ram, da Dodge, está de volta ao Anhembi. A expectativa dos organizadores é receber 750 mil visitantes.
Apesar do aumento de área e modelos, o Salão sofreu algumas “baixas”, com a saída de marcas como Lamborghini, Bugatti e Bentley – que chegou a confirmar a participação, mas desistiu esta semana. Ferrari e Masserati também ficariam de fora, mas serão expostas (um modelo de cada marca) no estande da Fiat, detentora das grifes superesportivas. “No acumulado do ano, o mercado de importados teve queda de 32 % no Brasil, na comparação com o mesmo período de 2010. Sete marcas da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) decidiram não participar, por questões financeiras”, disse Ricardo Strunz, diretor financeiro da entidade.
Ingressos pela internet
Maior evento do portfólio da Reed Exhibitions no Brasil, a empresa está investindo R$ 5 milhões na campanha de divulgação do Salão, que tem parceria de mídia com a Rede Globo e a Editora Abril (por meio da Quatro Rodas). Entre as novidades da organização para este ano, destaque para a venda de ingressos online, em parceria com o site Ingresso Rápido. Os preços para compras online e na bilheteria serão diferentes, assim como para visitação em dias de semana ou nos finais de semana e feriado de 02 de novembro. Os valores variam de R$ 40,00 a R$ 80,00. Um kit-fã com dois ingressos, duas camisetas e catálogo custa R$ 150,00.
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