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SPFW aos 25 anos: diversa e digitalizada

Maior evento de moda da América Latina, segue com patrocínios de Santander e Grupo Iguatemi


4 de novembro de 2020 - 15h57

Desde que Paulo Borges começou a empreitada do que se tornaria o maior evento de moda na América Latina, muito mudou no próprio mundo fashion, hoje muito mais aberto — por vontade própria ou a fórceps, no caso de alguns estilistas–, a questões como sustentabilidade ambiental, inclusão e diversidade (vale lembrar que semana passada a SPFW anunciou cota às marcas participantes, em que 50% dos modelos devem ser negros, afrodescendentes ou indígenas). E a edição deste ano, em que se comemora os 25 anos do evento, será ainda mais diferente, como todos os eventos têm sido obrigados a ser, afinal, nestes tempos de pandemia. E a leitura de seus organizadores é que a versão digital da SPFW e a distribuição das iniciativas por diferentes pontos da cidade a tornam mais democrática.

As ações começam nesta quarta-feira, 4, e vão até 8 de novembro. Hoje, às 20h, acontece uma ocupação audiovisual com luzes e projeções mapeadas em pontos do centro histórico de São Paulo, sob direção do artista visual Alexis Anastasiou e, ao longo da semana, diferentes áreas da capital paulista receberão instalações criadas pelo artista plástico e fotógrafo Felipe Morozini. As projeções começam do Farol Santander, centro cultural do banco, para o Novo Vale do Anhangabaú e a fachada do edifício tombada pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico – também receberá projeções.

Além disso, a partir do acervo histórico de imagens, fotografias e vídeos construído ao longo dos últimos 25 anos, foi preparada uma exposição digital, com recorte de seus momentos mais marcantes. Neste caso, a curadoria de fotografia é de Marcelo Soubhia, que afirmou ter navegado por mais de 500 mil imagens no arquivo da agência Fotosite.

Já nesta quinta-feira, 5, às 19h30, o Farol Santander também será palco e passarela para o estilista Alexandre Herchcovitch, que comemora seus 50 anos, e terá seu desfile transmitido pelas redes sociais do evento (além do site, SPFW está no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest e Tik Tok). Das 33 marcas que participarão desta edição da semana de moda, seis são novas: ALG, Freiheit, Irrita, Martins, Misci e Renata Buzzo.

“O momento exige criatividade” lembrou Paulo Borges, diretor Criativo da SPFW, para quem num mundo tão volátil e acelerado como o de hoje, as escolhas feitas e direções tomadas têm “impacto enorme em nossas vidas e no mundo”.

A #SPFW25ANOS é realizada pela IMM e Instituto Nacional de Moda e Design (IN_MOD), com patrocínios do citado Santander e do Grupo Iguatemi.

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