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Toddy chega aos 80 anos no Brasil

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Marketing

Toddy chega aos 80 anos no Brasil

Marca aposta na comunicação para adolescentes e em novas categorias para manter a afinidade com o target


3 de junho de 2013 - 8h30

Não se sabe a data exata em que Toddy foi lançado no mercado — alguns registros apontam para 1930. A origem cosmopolita do produto, porém, é bem conhecida. Inspirado em bebidas escocesas e caribenhas, foi criado pelo venezuelano Pedro Erasmo, que vivia em Porto Rico e migrou para os Estados Unidos. No Brasil, o produto chegou em 1933. A despeito de ser uma marca octogenária por aqui, Toddy está cada vez mais jovem, numa estratégia colocada em prática há quase dez anos, com uma medida ousada da PepsiCo, que incorporou o rótulo ao seu portfólio após aquisição da Quaker, há 13 anos.

Em 2004, a empresa decidiu mudar o seu foco de atenção das mães, que efetivam a compra do produto no ponto de venda, para adolescentes entre 16 e 17 anos. Na comunicação, com a então PeraltaStrawberryFrog e a R/GA (online), foram introduzidas as vacas como personagens. De sua forma “normal” adotada inicialmente, os animais foram ganhando em fantasia até se tornarem uma dupla de amigos, sobre duas patas, que fazem e acontecem — há um mês, a marca adotou o slogan “Toddy vai causar”, criado pela Loducca que, desde o fim de 2012, concentra as contas off-line e digital da marca.

Todo o processo foi acompanhado de muitas pesquisas com consumidores, tanto com o público “shopper”, as mães, quanto com os adolescentes. De acordo com Patricia Kastrup, vice-presidente de marketing da PepsiCo, o crescimento de 12 pontos em market share de 2004 para cá prova que valeu a pena correr os riscos implícitos em toda mudança. Hoje, a marca está em segundo lugar no mercado nacional, atrás de Nescau (da Nestlé). A Pepsi¬Co afirma ser líder em três regiões Nielsen (São Paulo capital, Centro-Oeste e interior de Rio de Janeiro e Minas Gerais), citando dado fornecido pelo instituto.

E o sucesso que Toddy conquistou nos últimos anos levou à exploração da marca em novas categorias de produtos. Confira quais são elas na entrevista da TV M&M com Patricia Kastrup.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1562, de 03 de junho, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets do Meio & Mensagem.

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