Todo carro Tesla agora é autônomo
Fabricante anuncia que sua linha completa saíra de fábrica com tecnologia para mover-se sem motorista
Fabricante anuncia que sua linha completa saíra de fábrica com tecnologia para mover-se sem motorista
Igor Ribeiro
20 de outubro de 2016 - 11h07
A corrida pelo mercado de carros autônomos – ou self-driving cars, em inglês – contou com um novo e bombástico ingrediente, anunciado nessa quarta-feira, 19, pela Tesla. A fabricante americana noticiou que todos os seus modelos sairão de fábrica com tecnologia para mover-se sem motorista. O anúncio é válido para agora, e não num futuro próximo, como manda a cautela seguida por concorrentes.
Cauteloso não é o melhor adjetivo para o CEO Elon Musk, um dos fundadores do PayPal e também presidente da SpaceX, que fabrica aviões comerciais para viagens orbitais. O executivo minimizou, por exemplo, o acidente causado pelo seu primeiro software para direção autônoma, o Autopilot. Numa conferência pela web para divulgar as novidades de seus carros, disse que o acontecido faz parte do processo de desenvolvimento e que a nova tecnologia é pelo menos duas vezes mais segura que o motorista médio. Através de atualizações periódicas do sistema, deve se tornar dez vezes melhor que uma pessoa dirigindo um carro.
GM se prepara para a nova era sobre rodas
Musk chamou a nova tecnologia de “um supercomputador dentro de um carro”, capaz de realizar 12 trilhões de operações por segundo. Os dados processados são fornecidos por oito câmeras com visualização de 360°, capazes de enxergar até 250 metros de distância, mais 12 sensores ultrassônicos que dobram esse alcance e podem detectar diversas massas de objetos, além de um radar frontal capaz de ver através de chuva, neblina e poeira. Esse sistema é capaz de guiar o automóvel em estradas e ambientes urbanos.
O executivo prometeu que no próximo ano deverá colocar um de seus modelos para realizar uma viagem de teste de Los Angeles a Nova York, o equivalente a 4,5 mil quilômetros. Veja a seguir um vídeo com um carro Tesla rodando nas redondezas da sede da empresa, em San Francisco.
Ford faz primeiro teste de carros autônomos
Compartilhe
Veja também
Microplásticos extraídos de sangue humano viram produtos em ação de marketing
Em parceria com a DM9, a marca extraiu microplásticos de mil bolsas de sangue, a partir dos quais produziu a linha de produtos Plastic Blood
Dançar Marketing: unindo a cultura com a experiência de marca
Em entrevista, Adriana Marchetti, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia, destaca tendências do mercado de marketing cultural no Brasil