Volkswagen quer ultrapassar GM na China
Montadoras japonesas continuam a ficar em defasagem, em consequência de controvérsias sobre disputa de ilhas
Montadoras japonesas continuam a ficar em defasagem, em consequência de controvérsias sobre disputa de ilhas
Meio & Mensagem
2 de janeiro de 2013 - 12h47
Depois de experimentar oscilações voláteis nos últimos quatro anos, o mercado automobilístico chinês engatou em direção a um crescimento estável em 2013 e o Grupo Volkswagen está pronto para dominá-lo.
Mesmo antes de protestos anti-japoneses irromperem na China, em setembro de 2012, a VW estava começando a atrair consumidores chineses para longe da Toyota, Honda e Nissan no segmento de carros médios. A VW tem conseguido isso com tecnologias avançadas de motorização, como mecanismos de injeção eletrônica direta turbo.
Enquanto as vendas da Toyota, Honda e Nissan afundaram 30% em novembro, as vendas das marcas Volkswagen na China saltaram 31%. As montadoras japonesas vão se recuperar gradualmente, à medida que o sentimento anti-Japão diminui, mas a Volkswagen não irá voltar atrás em sua tentativa de dominar.
A empresa tem investido pesadamente no lançamento de novos modelos, construção de novas linhas de montagem e abertura de concessionárias. Em novembro de 2012, as vendas do Grupo Volkswagen na China eram estimadas em 270 mil unidades, já à frente da até então líder de mercado General Motors, que vendeu 260 mil unidades.
Nos primeiros 11 meses de 2012, as joint-ventures da GM venderam 2,59 milhões de unidades na China, enquanto o Grupo Volkswagen vendeu 2,53 milhões de unidades. Então, a GM se agarra a uma liderança frágil no ano, mas mais de um milhão de suas vendas têm sido das microvans Wuling, que têm baixa margem. Logo, parece que este é o momento para a Volkswagen.
Mas qual é o ambiente de vendas que Vokswagen, GM e outros fabricantes encontrarão na China este ano?
Normalmente, o mercado automobilístico chinês cresce mais rapidamente que a economia. Esse padrão foi quebrado em 2008 quando infortúnios da economia global fizeram os consumidores chineses segurar firmemente suas carteiras. Depois de uma série de altos e baixos – alimentadas por incentivos de venda governamentais que iam e vinham – o mercado automotivo chinês ficou pronto para a estabilidade em 2012. De abril a agosto, as vendas de veículos de passeio cresceram mais de 10%, mas o mercado foi novamente perturbado quando uma disputa territorial por algumas ilhas no leste da China levaram os compradores chineses a boicotar carros japoneses.
Mais uma vez, o mercado balançou para trás; mas em novembro de 2012, as vendas de veículos de passeio cresceram 9% ano-a-ano.
Então o que se pode esperar em 2013? A economia deve crescer 8% este ano e o mercado automotivo da China deverá ter desempenho superior ao da economia. Sem solução em curto prazo prevista para a disputa territorial entre China e Japão, as vendas de marcas japonesas na China continuarão subjugadas.
Isso deixará a Volkswagen e a General Motors livres para continuar sua batalha pelo domínio do mercado.
Do Advertising Age
Tradução: Roseani Rocha
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