72% se interessa por noticiário local nos EUA
Pesquisa do Pew Research Center aponta características de público de noticiário regional e local, seus interesses e temas prediletos
72% se interessa por noticiário local nos EUA
Buscar72% se interessa por noticiário local nos EUA
BuscarPesquisa do Pew Research Center aponta características de público de noticiário regional e local, seus interesses e temas prediletos
Meio & Mensagem
13 de abril de 2012 - 11h25
Quase três quartos dos moradores dos Estados Unidos têm interesse por noticiário local, revela pesquisa do Pew Research Center, em parceria com Knight Foundation, publicada nesta quinta-feira, dia 12. O estudo analisou o comportamento do público e o interesse dos norte-americanos a respeito de conteúdo regional e local, bem como o perfil e os temas mais relevantes para eles.
De acordo com o estudo, 72% dos entrevistados manifestam ter interesse por conteúdo relativo ao local onde vivem. Para 25% dos entrevistados, o noticiário local interessa apenas quando algo importante está acontecendo. Os outros 3% não responderam. Para quase um terço dos que têm interesse (32%), o fechamento dos jornais locais teria um grande impacto em suas vidas, contra 19% da média da população.
Engajamento
A percepção de engajamento social dos que consomem conteúdo local é maior. Os entusiastas por noticiário local são mais propensos a acreditar que eles mesmos têm impacto na realidade de suas comunidades e podem transformá-las em um local melhor para viver. Enquanto 27% da população acredita que o impacto de sua atuação é “grande”, entre os que valorizam conteúdo local esse número vai a 33%. É maior também o interesse entre aqueles que vivem há mais tempo na mesma localidade (32% para os que moram há mais de 21 anos, contra 20% dos que não têm interesse) e o conhecimento das pessoas das vizinhança: 30% dos que se interessam por noticiário local afirmam ser capazes de dizer o nome de todas pessoas que moram perto dela, contra 23% dos consumidores gerais. A pesquisa também apontou que os entusiastas de noticiário local, em sua maioria, tem “muito interesse” por noticias, contra 35% da média da população.
Local e global
O interesse por conteúdo próximo da sua realidade, no entanto, não impede os entusiastas a se interessar também por notícias internacionais. Enquanto 39% das pessoas afirma se interessar, “na maior parte do tempo”, por notícias internacionais, 63% daqueles que afirmam consumir noticiário local se interessam também por conteúdo global. O interesse da média da população a respeito de fatos distantes só é maior quando algo importante acontece (56%). A respeito de noticiário nacional, a diferença é ainda maior: 78% dos que dizem se interessar por conteúdo local acompanha os fatos nacionais, contra 46% da média da população.
Os assuntos que mais interessam aos consumidores de notícias locais são: Clima (92%), Últimas notícias (85%), Política (71%), Crimes (71%), Educação e Escola (64%) e Artes e Cultura (63%).
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King