A população sem TV dos Estados Unidos
Pesquisa da Nielsen mostra que, embora o hábito de assistir conteúdo televisivo ainda seja forte, norte-americanos o estão fazendo por outros dispositivos
Pesquisa da Nielsen mostra que, embora o hábito de assistir conteúdo televisivo ainda seja forte, norte-americanos o estão fazendo por outros dispositivos
Meio & Mensagem
14 de abril de 2013 - 3h34
Mais de cinco milhões de norte-americanos não assistem TV em seus lares. Ao contrário do que possa parecer, a princípio, não se trata de um grupo sem poder aquisitivo para adquirir o aparelho. São pessoas ultra conectadas, que possuem diversos devices e para as quais sentar no sofá para acompanhar a formatada programação das emissoras já virou coisa do passado.
De acordo com uma recente pesquisa feita pela Nielsen, essa fatia de espectadores, embora pequena, simboliza um novo padrão de comportamento da mídia global. O fato de preferir manter os televisores desligados não faz com que elas não tenham interesse pela programação das emissoras. O que acontece é que os seriados, programas e outras atrações são assistidas via internet, smartphones, tablets e outros devices. Elas continuam buscando o vídeo, mas em outras plataformas.
Para a Nielsen, 5% dos lares norte-americanos já não se enquadram em sua medição tradicional de audiência televisiva. Desse total, 53% continua acompanhando a programação da TV, mas via internet (computadores), enquanto 8% assistem aos vídeos via tablets e 6% preferem os smartphones.
Embora reconheça que esse grupo seja pequeno em comparação com a grande massa da população – a Nielsen estima que 95% da população dos Estados Unidos ainda acompanhe a TV do modo convencional – a pesquisa destaca o potencial de crescimento da população Zero-TV. Em 2007 eles eram pouco mais de 2 milhões de pessoas. Agora, já são mais de 5 milhões.
A pesquisa também diz que esses novos espectadores arrumaram outra função para os aparelhos de televisores. Esse grupo aproveitaria a tela da TV para assistir DVD’s, jogar vídeo game e até mesmo navegar na internet (no caso das TVs conectadas).
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix