UPPs diminuem “gato-net” no Rio
Operadoras do serviço oferecem pacotes de canais a preços populares nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro
Operadoras do serviço oferecem pacotes de canais a preços populares nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro
Teresa Levin
20 de dezembro de 2011 - 11h58
Um novo mercado se abriu com a pacificação das comunidades do Rio de Janeiro após a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). A iniciativa do governo estadual também refletiu diretamente no segmento de telecomunicações: abriu-se o caminho para que se acabe definitivamente com o “gato-net”, ferramenta ilegal que levava os canais da TV fechada para esses locais de forma irregular. Com isso, empresas desta área intensificam as ações nessas comunidades.
Em uma parceria com o governo do Rio, o Grupo Embratel amplia nessas comunidades o Via Embratel, o seu serviço de TV por assinatura, por meio do projeto social Via Paz. Com a iniciativa, moradores da Rocinha podem ter acesso à TV por assinatura pagando preços populares: mensalidade de R$ 29,90 e taxa de instalação diferenciada de R$ 50.
“Conseguimos uma solução para acabar com o gato-net, um problema sério que só poderia ser eliminado se oferecêssemos um produto com preço semelhante, mas de forma legal. Nosso projeto teve um tempo de gestação aproximado de três meses, nos quais discutimos com os principais envolvidos na cadeia de insumos que no caso somo nós, a operadora, e os provedores de conteúdo, como Globosat, Turner, HBO”, informa Antônio João, diretor executivo da Via Embratel. Ele acrescenta que o Via Paz tem um tempo limitado de duração. A iniciativa é válida apenas dentro dos perímetros das comunidades e também já envolve Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro, Penha, Mangueira, Vidigal e Chácara do Céu.
A Sky foi a primeira operadora a oferecer serviço de TV por assinatura às comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. A iniciativa começou em setembro de 2010 na Cidade de Deus e hoje já alcança todas as áreas pacificadas no Rio. O pacote comercializado é o “Sky UPP”, que tem mensalidade econômica de R$ 44,90 e inclui 89 canais de todos os gêneros. Net, TVA e GVT informam que não possuem redes nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.
A TIM apresentou na semana passada um projeto-piloto de conexão wi-fi com banda larga de até 54 Mbps na Rocinha. Com a iniciativa, a operadora quer potencializar a experiência e massificar o uso de internet sem fio aos seus clientes, em complemento à sua rede 3G. “É o primeiro projeto mundial que coloca tanta gente dentro do ambiente wi-fi. Vai prover um superdesenvolvimento para a Rocinha”, é o que acredita Fernando Mota, diretor consumer da TIM no Rio de Janeiro. Ele informa que, atualmente, a Rocinha tem 90 lan houses.
Em meio a pacificação da Rocinha, saiu do ar a TV Rocinha, experiência de TV comunitária que começou ainda na década de 90 do século passado.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo