Assinar

Apex-Brasil e ABPITV investirão R$ 5 mi em ações no exterior

Buscar

Apex-Brasil e ABPITV investirão R$ 5 mi em ações no exterior

Buscar
Publicidade
Mídia

Apex-Brasil e ABPITV investirão R$ 5 mi em ações no exterior

Valor será destinado para o convênio Brazilian TV Producers, renovado nesta quarta-feira, 29, no RioContentMarket


29 de fevereiro de 2012 - 3h11

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV) assinaram nesta quarta-feira, 29, a renovação de convênio do programa Brazilian TV Producers (BTVP), projeto setorial do complexo de economia criativa e serviços da agência. A assinatura aconteceu durante a segunda edição do RioContentMarket que acontece até sexta-feira, 2, no Rio de Janeiro. Entre os executivos que participaram do encontro estavam o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, e o presidente da ABPITV, Marco Altberg.

Com a renovação do BTVP, R$ 5 milhões serão destinados para a realização de ações promocionais da produção brasileira no exterior.
O objetivo é levar programas com conteúdo brasileiro a outros países, estimulando projetos de coprodução internacional. “O processo de internacionalização da indústria audiovisual nacional nos permite levar ao mundo um pouco da nossa criatividade e diversidade cultural. Por intermédio do projeto BTVP, a Apex-Brasil estimula parcerias e a consequente geração de negócios entre produtoras brasileiras e estrangeiras para a viabilização de obras audiovisuais nos mais variados formatos”, explicou Borges.

Para o presidente da Apex-Brasil, a renovação do BTVP dará continuidade à participação comercial da produção audiovisual brasileira, com filmes, documentários, animação e outros, no mercado de televisão, internet e novas plataformas. Já Marco Altberg acredita que o BTVP foi um dos grandes responsáveis pela internacionalização dos produtos brasileiros. “A partir deste projeto pudemos desenvolver, por exemplo, o segmento da animação, com diversos casos bem sucedidos de séries infantis brasileiras no mercado interno e externo”, comenta.

O BTVP atua em diversos eventos internacionais, como MIPTVP, MIPCOM, Realscreen e Kidscreeen, dando suporte para a participação do produtor brasileiro. Em sete anos, o projeto já promoveu mais de 75 ações em diferentes países, como Canadá, Estados Unidos, Espanha e França, entre outros. Através do projeto já foram realizadas mais de sete mil reuniões de negócios.

O projeto envolve um segmento promissor. Segundo o estudo “A Cadeia da Indústria Criativa no Brasil”, lançado pela Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), o peso da cadeia da indústria criativa no PIB pode chegar a 18,2%, o equivale a R$ 667 bilhões. Já o mercado mundial de produção independente para televisão é avaliado em US$ 450 bilhões. Deste montante, a produção brasileira responde apenas por 1%. Um dos objetivos do BTVP é justamente capacitar empresas brasileiras para o mercado internacional, possibilitando o aumento desta participação na economia mundial, crescendo o número de empresas exportadoras do setor. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Flow estreia na TV conectada pela Samsung TV Plus

    Grupo Flow estreia na TV conectada pela Samsung TV Plus

    Canal terá conteúdo de todas as verticais do hub de criação e visa fortalecer a sua presença no streaming

  • Natura se une a JCDecaux no projeto  “OOH Para Todos” em São Paulo

    Natura se une a JCDecaux no projeto “OOH Para Todos” em São Paulo

    Marca apoia de forma exclusiva e permanente o projeto de mobiliário de OOH para pessoas com deficiência visual na Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo