As metamorfoses vividas pelo Instagram
Em um ano, aplicativo tornou-se uma plataforma de vídeo focada em conteúdo efêmero e ao vivo
Em um ano, aplicativo tornou-se uma plataforma de vídeo focada em conteúdo efêmero e ao vivo
Luiz Gustavo Pacete
5 de dezembro de 2017 - 10h07
Em setembro deste ano, por exemplo, o app chegou a 800 milhões de usuários ativos por mês
Desde agosto de 2016, o Instagram deixou de ser um aplicativo com vocação para imagens para focar-se em conteúdo efêmero e vídeo ao vivo. Desde então, a dinâmica de transformação, lançamento de ferramentas e teste de formatos foi intensa para a empresa de propriedade do Facebook.
Sua marca manda bem no conteúdo perecível?
Em setembro deste ano, por exemplo, o app chegou a 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões por dia. Foi ele um dos responsáveis pelas dificuldades do Snapchat, que trouxe o formato original de conteúdo efêmero, em manter sua base de usuários em crescimento.
“O Snapchat iniciou uma nova visão sobre conteúdo digital que foi amplificada com o Instagram Stories, onde fotos e vídeos são usados para contar uma experiência, não mais para acumular registros de momentos vividos”, lembra Thiago Arantes, diretor de planejamento da SalveTribal Worldwide.
De acordo com Arantes, a efemeridade desses formatos dá um senso de foco ao usuário. “A atenção dele está apenas ali mesmo que por poucos segundos. Isso vem quase como um antídoto à dispersão causada pelo excesso de conteúdo na linha do tempo da maioria das redes sociais”, diz.
Marcas crescem no Instagram e Youtube
Veja algumas mudanças recentes que modificou o formato do Instagram:
Novembro
Recurso para criar Stories e salvar publicações pela web do celular
O usuário passou a ter uma nova maneira de compartilhar histórias e salvar suas publicações favoritas: acessando o instagram.com a partir do seu celular.
Recurso para solicitar a participação em um Live
O usuário que está transmitindo um vídeo ao vivo passou a visualizar as solicitações de amigos que desejam participar ao tocar no novo ícone com dois rostos sorridentes. Nele, um número em vermelho mostra a quantidade de solicitações.
Outubro
Enquete para Instagram Stories
As enquetes interativas no Instagram Stories permitem fazer uma pergunta e acompanhar os resultados dos seguidores à medida que eles votam. A interação acontece diretamente por meio do Instagram Stories. Recurso que permite que usuários façam transmissões ao vivo acompanhados de um amigo.
Agosto
Formato ao vivo com duas pessoas
O Instagram inicia o teste de um novo formato ao vivo que permite às pessoas adicionarem amigos à transmissão. Com essa atualização, as pessoas podem adicionar um convidado para interagir ao vivo enquanto seus espectadores curtem e comentam, acompanhando a transmissão
Compartilhe
Veja também
Eletromidia integra telas da b.drops à divisão Aqui Ads
Empresa de OOH, que atua em salões de beleza, barbearia e academias, passa a ter sua publicidade comercializada diretamente pela divisão da Eletromidia
Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes
Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio