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BBB 13: vida real ao vivo

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BBB 13: vida real ao vivo

Programa esquenta a temporada de realities com duas novas marcas, Garnier e Chocolates Brasil Cacau, que se juntam a Fiat, Unilever e Ambev


7 de janeiro de 2013 - 10h38

Como já se tornou tradição na TV brasileira, o início do ano é o período principal de lançamento de reality shows, gênero que cativou definitivamente o público e se tornou pauta perene nas estratégias das grandes emissoras. O mais longínquo (e rentável) deles, o Big Brother Brasil, tenta aproveitar sua própria história para atrair a atenção dos espectadores por mais uma temporada e volta ao ar nesta terça-feira, 8.

Em sua 13ª edição, o reality show da Globo, comandado por Pedro Bial, começa com uma informação que já começa a despertar a atenção do público: o confinamento deste ano contará com a presença de alguns participantes das 12 edições anteriores. Todo o mistério acerca dos nomes e regras do jogo, claro, funciona como chamariz de audiência para a atração.

Além de atrair a atenção do público, o reality também tem a missão assegurar o título de um dos produtos mais rentáveis da TV no período do verão e de melhorar o desempenho com merchandising registrado na edição anterior. De acordo com levantamento feito pelo Controle da Concorrência, o BBB 12 teve 30,24% menos ações de merchandising do que o BBB 11. O total de anunciantes que patrocinam provas, festas e eventos dentro da casa também caiu: foram 14 marcas, contra 19 do ano anterior.

Esse declínio, no entanto, não deve ter tido grandes proporções no departamento comercial. O aumento contínuo do preço de tabela das cinco cotas de patrocínio é sinal de que as cifras do reality estão no azul. Em 2012, cada um dos anunciantes do programa teve de investir a quantia de R$ 20,6 milhões. Já no BBB 13, o valor das cotas subiu para R$ 23,9 milhões. Ou seja, somente a comercialização inicial do plano pode ter rendido a Globo um montante superior a R$ 140 milhões.

Neste ano, duas novas empresas se interessaram em fazer parte do projeto. Garnier e Chocolates Brasil Cacau entraram no time dos anunciantes do BBB. As ­duas marcas ocuparam os lugares de Niely e Schincariol e, junto com Fiat, Unilever (Omo Progress) e Ambev (Guaraná Antarctica e Skol), aparecerão nas vinhetas, intervalos e em provas e atividades dentro do reality.

Neste ano, o BBB enfrentará, mais uma vez, a concorrência do reality Mulheres Ricas, que ganhou uma segunda temporada na Band, e da Fazenda de Verão, que está em sua fase decisiva na Record. 

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