Corinthians e São Paulo dominam Brasileirão
Mudança na negociação dos direitos de transmissão da TV Globo ampliou a quantidade dos jogos dos clubes paulistas no campeonato de 2012
Mudança na negociação dos direitos de transmissão da TV Globo ampliou a quantidade dos jogos dos clubes paulistas no campeonato de 2012
Bárbara Sacchitiello
20 de abril de 2012 - 10h18
Há um ano, os grandes clubes do futebol brasileiro, a Globo, a Record, a RedeTV e o Clube dos 13 estavam envolvidos em um longo e tumultuado imbróglio pela aquisição dos direitos de transmissão da série A do Campeonato Brasileiro nas temporada de 2012, 2013 e 2014.
Agora, meses depois de ter ficado claro que a força da Rede Globo foi capaz de fazer com que os clubes desertassem de sua própria entidade (o Clube dos 13) e negociassem com a emissora individualmente, é possível ter uma clara noção de quais clubes ganharam – ou perderam – exposição na mídia com a nova negociação.
Nessa segunda-feira, 19, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela dos jogos do primeiro turno do Brasileirão 2011, que começa no dia 19 de maio, bem como a relação das partidas que serão televisionadas pela TV Globo e pela Band (que, por conta de uma parceria, também exibe as partidas da Globo).
Por enquanto, nessa primeira metade do torneio nacional, o campeão de exibição na TV Aberta será o Corinthians. O clube alvi-negro terá um total de 13 jogos transmitidos ao vivo no País. A tabela não especifica em quais praças o sinal dos jogos será exibido, mas contempla diversos clássicos e partidas importantes no torneio. Na ocasião em que a Globo começou a negociar individualmente os direitos de transmissão com os clubes, o Corinthians foi um dos times que mais se mostrou a favor da emissora, fechando rapidamente um contrato, cujos valor, embora estimado em quase R$ 100 milhões, jamais foi oficialmente revelado.
Outro clube que se beneficiou muito com as transmissões na TV no Brasileirão 2012 foi o São Paulo. Ao contrário do Corinthians, porém, o tricolor paulista foi um dos que deu mais trabalho para a TV Globo na negociação, pois sua diretoria defendia que os acordos deveriam ser negociados pelo Clube dos 13. O acerto entre o São Paulo e a emissora, porém, parece ter sido bem sucedido. O clube terá, no primeiro turno, um total de 12 jogos exibidos pela Globo. Em terceiro lugar no ranking global de futebol aparece o Flamengo, que terá um total de 10 jogos transmitidos pela emissora. Na sequência ficaram o Fluminense (7 jogos), o Cruzeiro e o Botafogo (6 jogos cada) e o Atlético Mineiro e Internacional (5 jogos).
No final da tabela, o Palmeiras e o Vasco são os clubes que mais perderão visibilidade na TV em 2012. Enquanto no ano passado a Globo transmitiu um total de 12 jogos do clube paulista no Brasileirão, neste ano serão apenas 4. O Vasco, que foi campeão da Copa do Brasil em 2011 e vice-campeão Brasileiro, terá suas transmissões reduzidas de 10 jogos para também 4 jogos.
Outra novidade na tabela da CBF para o Brasileirão 2012 foi o retorno dos jogos nas noites de sábado (as 21h50).
Relembre a polêmica do Brasileirão
No ano passado, quando o Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) derrubou a claúsula preferencial (que permitia à Globo, a atual detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, negociar antecipadamente a renovação do contrato), o Clube dos 13 organizou um leilão, aberto a todas as emissoras para negociar as temporadas do Campeonato dos anos de 2012, 2013 e 2014.
Para evitar que um de seus principais produtos fosse tirado de sua grade pelas concorrentes, a Globo rapidamente se mobilizou, alegando que discordava das novas regras de negociação do Clube dos 13 e que, por isso, não participaria do leilão. A Record, que até então havia se mostrado muito interessada em brigar pelo Brasileirão, decidiu seguir a estratégia da Globo e acabou se retirando do leilão, com a esperança de tentar negociar com os clubes, individualmente.
Sozinha na disputa oficial, a RedeTV apresentou uma proposta anual de R$ 516 milhões pelo Campeonato Brasileiro e foi a vencedora oficial do leilão. A vitória, porém, não saiu do papel. Ignorando o acordo do Clube dos 13 com a RedeTV, os times brasileiros foram, um a um, negociando os direitos de transmissão diretamente com a Rede Globo. A RedeTV chegou a entrar na Justiça, mas não conseguiu reverter o processo.
Em setembro do ano passado, a Globo anunciou seu pacote comercial para a temporada de 2012 do Campeonato Brasileiro, já com os efeitos da nova negociação. As cotas de patrocínio foram as mais caras já negociadas pela emissora, com valor de tabela de R$ 174 milhões cada. Mesmo assim, rapidamente, os anunciantes Itaú, Ambev, Vivo, Volkswagen, Coca-Cola e Johnson & Johnson já fecharam contrato para exibirem suas marcas na temporada 2012 de futebol da emissora.
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