Exame: vitalidade aos 45 anos
Revista comemora aniversário com edição especial e anuncia expansão da área de eventos em 2013
Revista comemora aniversário com edição especial e anuncia expansão da área de eventos em 2013
Bárbara Sacchitiello
19 de novembro de 2012 - 11h50
Quando a economia de um país vai bem, a tendência é que toda a sociedade também caminhe em ritmo próspero. Para uma publicação econômica, então, a saúde financeira é diretamente proporcional ao sucesso editorial. E é dessa atual vitalidade que a revista Exame desfruta, ao completar 45 anos de história na cobertura do universo econômico e dos negócios do Brasil e do mundo.
A revista de finanças e negócios da Editora Abril acompanhou, de perto, todas as fases econômicas do Brasil, registrando a profunda mudança pela qual o País passou, sobretudo a iniciada na última década, que propiciou a inclusão de mais de 30 milhões de pessoas na nova classe média. A transformação desse ambiente, consequentemente, alterou o comportamento das companhias e se refletiu nas páginas e na operação da Exame. “Nossos empresários e executivos vivem, hoje, num cenário de extrema competição, formalidade significativamente maior, o que demanda um volume brutal de informação, conhecimento e disposição para inovar e renovar. A Exame respira essas transformações” comenta Claudia Vassallo, diretora superintendente de Exame, Exame.com, PME, Você S/A e Info.
Em dezembro, a marca Exame completa 45 anos estruturada em três produtos: a revista, de periodicidade quinzenal, cuja circulação é de 142.349 exemplares (IVC, agosto de 2012); o portal Exame.com e a plataforma de eventos, que se tornou referência no universo dos negócios e finanças.
Segundo Claudia, a ordem para a manutenção das diferentes operações é conservar a filosofia de Exame, mantendo seus valores — defesa da livre iniciativa, da democracia, da liberdade de expressão, ética nos negócios e boa gestão – e adaptando-os à linguagem de cada produto.
De acordo com a Abril, nos primeiros seis meses deste ano, a revista ampliou em 45% seu faturamento proveniente das plataformas digitais, além de conseguir 71% mais de visitantes únicos no portal em comparação ao primeiro semestre de 2011. Isso mostra que, mesmo tendo se estruturado na era do papel, a revista soube aproveitar os benefícios interatividade. “Levamos para a internet nossa capacidade de análise e de apuração de texto. Mas sabemos que, no meio digital, as demandas do usuário são diferentes das dos leitores da revista. A linguagem e experiência do portal têm de ser, necessariamente, diferentes” conta Claudia, ressaltando isso como um dos fatores do bom desempenho digital da Exame. Ela também explica que as equipes do portal e da revista são separadas.
Outro segmento tratado com importância dentro da Exame é o de eventos. Somente neste ano, foram realizadas edições do Exame Fórum, Exame Fórum Infraestrutura e Exame Fórum Sustentabilidade e, para 2013, a superintendente adianta que novos investimentos serão feitos para ampliar a área.
Edição comemorativa
A celebração de 45 anos rendeu uma edição especial de Exame, que chega às bancas no início de dezembro. A revista terá a participação especial de economistas, vencedores de Prêmio Nobel e estudiosos de todo o mundo para listar as dez tendências econômicas globais que devem nortear o meio. Além disso, o site Exame.com terá um especial das 45 personalidades que fizeram a diferença no Brasil e as 45 maneiras de melhorar e qualificar a educação no País.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King