Facebook investe US$ 300 mi para fomentar jornalismo local
Rede social vai apoiar programas de produção de notícias e monetização nos Estados Unidos
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Meio & Mensagem
15 de janeiro de 2019 - 16h57
Embora seja uma plataforma de mídia e não uma empresa que produz conteúdo, o Facebook entende a importância das notícias para que sua ferramenta continue relevante para as pessoas. Nos últimos tempos, a rede social tem desenvolvido diversos esforços para, de alguma maneira, auxiliar os veículos que ainda enxergam no canal um meio importante de compartilhar suas matérias. A mais recente iniciativa, divulgada nesta terça-feira, 15, tem o objetivo de apoiar reportagens locais nos Estados Unidos.
Facebook faz nova aproximação aos publishers
O plano da companhia criada por Mark Zuckerberg é investir, nos próximos três anos, um total de US$ 300 milhões em programas de notícias, parcerias e conteúdo. Diferentemente de outras oportunidades, em que o Facebook trabalhou para manter os veículos e qualificar seus conteúdos dentro da própria plataforma, o aporte desta vez visa qualificar a produção de conteúdo antes mesmo que ele chegue até as redes sociais.
Entre as iniciativas fomentadas estão:
Apoio financeiro para promover a cobertura de temas que afetam as comunidades locais, projetos de reportagem multimídia e programas comunitários relacionados.
Iniciativa para colocar mil jornalistas em redações locais em todo os EUA nos próximos cinco anos.
Investimento em um centro de inovação de notícias e tecnologia para potencializar o desenvolvimento de conteúdo.
Ajudar mais de dois mil redações associadas a entender melhor, desenvolver e implementar fluxos de receita por meio de conteúdo patrocinado dentro e fora do Facebook.
Sustentar organizações de notícias locais com foco em conteúdo cívico por meio de filantropia de risco.
Programa piloto de aceleração para ajudar redações locais com modelos de assinatura.
Relembre abaixo algumas iniciativas da rede social para fomentar a distribuição de notícias:
Em janeiro de 2017 foi lançado o projeto Facebook para Jornalismo. A iniciativa global da empresa tinha como objetivo aproximar os usuários, engenheiros e desenvolvedores da plataforma à indústria jornalística e melhorar o sistema de distribuição de notícias. Na época, a rede social buscou contato com uma série de parceiros, incluindo Washington Post, Fox News, El País e Hindustan Times. Os testes começaram com o Instant Articles.
Já em agosto de 2017, o Facebook anunciou a inclusão do logotipo de empresas de mídia ao lado dos artigos em destaque nas seções Trending e Pesquisa. Segundo Andrew Anker, gerente de produtos da plataforma, a aplicação faz parte do esforço em “identificar as fontes de distribuição dentro de seu ambiente”.
Em outubro de 2018, a rede social lançou um dispositivo para tentar combater as fake news. O botão de “contexto” acompanha links compartilhados na plataforma, com o intuito de combater notícias falsas.
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