Facebook melhora ferramenta de Insights
Nova funcionalidade permite visualização de dados em tempo real
Nova funcionalidade permite visualização de dados em tempo real
Meio & Mensagem
16 de abril de 2012 - 8h23
Em alguns dias o Facebook vai começar a liberar uma versão em tempo real de sua ferramenta de Page Insights, ferramenta de análise que permite que as marcas mantenham controle sobre sua presença no Facebook. Recentemente, o Page Insight tem sido muito criticado pelo atraso na notificação, o que deve acabar com o novo relatório instantâneo na página, que dará um nível melhor de controle às marcas.
Segundo o gerente de produtos do Facebook, David Baser, a melhor maneira de obter o engajamento do público, seja em questão de “likes”, comentários ou compartilhamento, é a possibilidade de as marcas poderem tomar medidas que tornam sua página mais atraente para os usuários. A maneira de chegar lá é através de um registro constante e atualizado de quantas pessoas o seu conteúdo está atingindo, quantas pessoas estão interagindo com ele e que forma essa interação toma.
“Alterações nos dados podem conduzir uma ação imediata”, disse Baser, “por exemplo, você pode querer alterar um post que está recebendo muita atenção mas pouco engajamento. Com os Insights em tempo real, você vê o que acontece e toma ações. Os dados em si tornam-se formas de análise”.
O Facebook anunciou a ferramenta de tempo real no dia 29 de fevereiro, no Facebook Marketing Conference, em meio às crescentes reclamações sobre os atrasos na atualização dos Insights, que chegavam a durar até quatro dias.
Conforme seu crescimento como uma ferramenta sofisticada de marketing, o Facebook introduziu uma série de métricas que, além do “like”, podem ser um pouco confusas. Mas entender a diferença entre conceitos é vital para compreender como o desempenho no Facebook impacta os resultados do negócio.
O novo Insights terá um recurso de exportação que irá desembolsar mais de mil colunas adicionais de dados que não podem, por razões óbvias, serem fornecidos à interface de usuários comuns. Esta função inclui dados sobre o número de visualizações de vídeos durante a semana ou número de cliques em fotos no mês. O Facebook ajuda seus clientes a entender os dados, mas ainda não fez um guia do produto sobre como usar todas essas informações.
Com o Facebook fornecendo mais informações de maneira mais rápida, irá permitir uma maior agilidade para o público. Para ilustrar o impacto, uma porta-voz do Facebook publicou algumas estatísticas sobre a página da Ford Mustang desde a mudança pela qual esta passou. Seu alcance diário total aumentou em 17% e as “pessoas falando sobre isso” aumentaram em 53%.
* Com informações do Advertising Age
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