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Mídia

Globo expõe seus principios jornalísticos

Medida do grupo tem o intuito de respaldar seu pilar de jornalismo em tempos de proliferação de informações e notícias na web e redes sociais


8 de agosto de 2011 - 5h56

Com o objetivo de valorizar o seu exercício jornalístico e de ressaltar a importância implícita em todas as fases do processo de apuração, consolidação, edição e divulgação de informações, as Organizações Globo utilizaram seus próprios canais de comunicação para informar ao público sobre a criação de novos Princípios Editorais.

Trata-se de um documento, de 18 páginas, que contém os princípios levados em consideração pelos departamentos de jornalismo de todos os veículos das Organizações Globo, bem como as regras e determinações que os jornalistas da casa devem seguir no trato com as fontes, com os colegas de trabalho e com o público.

Segundo informações apuradas junto à Central Globo de Comunicação, a criação dos Princípios Editoriais foi decidida para tentar sanar algumas “confusões” trazidas com a profusão dos meios digitais que, segundo a própria Globo, trouxe certas divergências sobre o que é ou não Jornalismo. O grupo fez questão de frisar que o documento não é um manual de redação – conjunto de padrões adotados nas redações, que os veículos geralmente possuem – mas sim um parâmetro que delimite as crenças e o estilo de trabalho da Globo e de seus profissionais. Dessa maneira, a Globo procura enaltecer o seu trabalho no campo jornalístico em um momento no qual a facilidade de publicar e de divulgar informações é feita livremente, sobretudo no ambiente da web. O texto da Globo refere-se a todas as empresas das Organizações (TV, rádios, jornais e portais de internet).

Segundo a Globo, “O documento resultou de muita reflexão, e sua matéria-prima foi a experiência cotidiana de quase nove décadas. Levou em conta os acertos, para que sejam reiterados, mas também os erros, para que seja possível evitá-los”. Ao longo do texto são reforçados os princípios de Isenção, Correção e Agilidade que, segundo o conglomerado, pautam o exercício jornalístico da casa.

A criação dessa carta foi bastante divulgada na própria programação da TV Globo durante o final de semana. O Jornal Nacional e os demais telejornais da emissora dedicaram parte de seus blocos para expor o documento e explicar a sua finalidade. O site da emissora e o perfil da Globo no Twitter também divulgaram a carta.

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