Globo nomeia Erick Bretas para comandar Globoplay
João Mesquita, que liderava a plataforma de streaming desde o início de 2018, deixa o grupo; Bretas acumulará a função com a direção do hub da emissora no Vale do Silício
Globo nomeia Erick Bretas para comandar Globoplay
BuscarGlobo nomeia Erick Bretas para comandar Globoplay
BuscarJoão Mesquita, que liderava a plataforma de streaming desde o início de 2018, deixa o grupo; Bretas acumulará a função com a direção do hub da emissora no Vale do Silício
Bárbara Sacchitiello
19 de agosto de 2019 - 16h52
João Mesquita não é mais responsável pelo Globoplay, a plataforma de streaming da Globo. Em comunicado divulgado à imprensa na tarde desta segunda-feira, 19, a emissora anuncia que o Globoplay volta a ser comandando por Erick Bretas, executivo responsável pelo lançamento do projeto, em 2015.
Desde o início de 2018, Erick Bretas mudou-se para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, para ser o diretor de uma base da Globo na região. A presença na região tem o objetivo de buscar oportunidades de investimentos além de parcerias estratégias com empresas de soluções tecnológicas. Bretas, agora, acumulará a função com a gestão dos negócios do Globoplay.
João Mesquita havia assumido o comando da plataforma de streaming no início de 2018, depois de dirigir o canal Telecine, na Globosat. Em sua gestão, Mesquita fez um trabalho de ampliação do conteúdo e dos serviços oferecidos pelo Globoplay, agregando séries e filmes internacionais ao catálogo e disponibilizando modelos de assinatura integrados com outros conteúdos da Globo.
Em apresentação na edição de 2019 do Rio Creative Conference (Rio2C), Mesquita disse ter muita confiança no modelo da plataforma e declarou que os acionistas do Grupo tinham consciência de que os resultados gerados pela plataforma de streaming viriam a longo prazo. “Acredito profundamente no projeto do Globoplay e acredito que podemos ser um case internacional. A posição da Globo é privilegiada por estar na liderança em alcance e faturamento na TV aberta e na TV fechada. Por isso, a postura de nossos acionistas é de que a hora de investir dinheiro nesse projeto e virar todos os canhões para construir esse produto de forma pensada e organizada é agora”, disse Mesquita, na apresentação.
Em comunicado divulgado à imprensa, Jorge Nóbrega, presidente executivo do Grupo Globo, exaltou as qualificações de Erick Bretas para assumir os negócios da plataforma nesse momento. “‘Com uma longa carreira iniciada no jornalismo da TV Globo, Erick dedicou-se à internet e iniciativas digitais, tendo liderado a criação do Globoplay em 2015. A imersão recente no ambiente de novos negócios digitais e de tecnologia no Vale do Silício e em atividades de M&A (fusões e aquisições) aceleraram seu desenvolvimento como executivo, qualificando-o para apoiar a Globo de forma ainda mais relevante na nossa estratégia atual. O Globoplay é uma das mais importantes iniciativas do Grupo Globo em sua estratégia de se aproximar ainda mais do consumidor brasileiro e um dos pilares do portfólio de produtos direct to consumer”, disse o executivo.
Jornalista, Erick Bretas entrou na Globo em 1997, como estagiário. Depois de fazer parte das equipes de reportagem de telejornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e um período em Londres, onde fez mestrado, Bretas foi promovido a editor-executivo e, posteriormente, editor-chefe do Jornal da Globo. Em 2019, assumiu o cargo de diretor regional de jornalismo da emissora no Rio de Janeiro e, em 2012, foi nomeado diretor executivo de jornalismo da Globo. No ano seguinte (2013), foi deslocado para cuidar da área de mídias digitais da emissora, sendo responsável, dois anos depois, pelo lançamento do GloboPlay.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King