Google cria programa para veículos e criadores que cobrem pauta ambiental
A partir de abril, Laboratório de Sustentabilidade vai apoiar e capacitar 20 organizações durante três meses
Google cria programa para veículos e criadores que cobrem pauta ambiental
BuscarGoogle cria programa para veículos e criadores que cobrem pauta ambiental
BuscarA partir de abril, Laboratório de Sustentabilidade vai apoiar e capacitar 20 organizações durante três meses
Caio Fulgêncio
1 de março de 2023 - 15h35
O Google anunciou a criação de um programa de treinamento a empresas de jornalismo especializadas na cobertura de pautas relacionadas ao meio ambiente e a mudanças climáticas. Ao todo, o Laboratório de Sustentabilidade, que é como a iniciativa foi chamada, apoiará 20 veículos e criadores durante três meses.
Treinamentos começam em abril (Crédito: Divulgação)
O laboratório é parte do Google News Initiative, estratégia maior da companhia que busca promover um ecossistema de jornalismo mais sustentável e inovador. As inscrições ocorrem neste mês e os treinamentos começam em abril, com encontros semanais e plantões.
“É um programa criado no Brasil, com um foco local, e a ideia é darmos suporte para as empresas sediadas nas regiões sobre as quais elas fazem a cobertura. Um dos pilares do GNI [Google News Initiative] é a diversidade e o jornalismo local, por isso, não podíamos ignorar esses elementos ainda críticos na realidade do Brasil”, comenta Henrique Matos, diretor de parcerias de notícias Latam.
Matos explica que, no Laboratório de Sustentabilidade, as empresas selecionadas receberão, dentre outras coisas, apoio ao modelo de negócio. Dessa forma, haverá treinamento em monetização e construção de conteúdos eficientes que performem bem nas plataformas. “Daremos para esse grupo a mesma consultoria que oferecemos para grandes marcas e publishers”, acrescenta.
Conforme o diretor, o programa quer fomentar a criação de um senso de comunidade entre aqueles que trabalham diretamente com a cobertura dessas pautas. “Em outras palavras, além do suporte técnico, queremos criar unidade para que a visibilidade comum entre eles aconteça. Percebemos isso como um grande ganho”, diz.
Além disso, Matos afirma que, com o laboratório, o Google visa promover a conexão das empresas participantes com grandes veículos de mídia – alguns deles sem uma cobertura densa na área de sustentabilidade, o que acaba criando lacunas. “Então, queremos ver como essas empresas podem se tornar parceiras, com um produto de qualidade e havendo mais visibilidade para o produto produzido”, finaliza.
Compartilhe
Veja também
Senacon notifica plataformas por promoção de cigarros eletrônicos
Youtube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre terão 48 horas para tirar do ar conteúdos relacionados à venda e promoção de cigarros eletrônicos e produtos derivados do tabaco
CEO da Neooh: exigências da Aena são naturais no setor
Participante da concorrência pela gestão e comercialização de ativos de mídia out-of-home da Aena, Leonardo Chebly atribui custos elevados ao valor da mídia em Congonhas