Inter-Meios: mercado cresce 10% em agosto
Digital out-of-home, TV por Assinatura e Cinema tiveram o melhor desempenho no período; participação da TV paga chega perto de 65%
Digital out-of-home, TV por Assinatura e Cinema tiveram o melhor desempenho no período; participação da TV paga chega perto de 65%
Bárbara Sacchitiello
31 de outubro de 2012 - 1h03
Entre os meses de janeiro e agosto de 2012, o total investido em publicidade nos meios de comunicação do Brasil cresceu 10,07% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados do Projeto Inter-Meios, entre janeiro e agosto, o mercado acumulou um faturamento de R$ 19,375 bilhões – no mesmo período do ano passado, o montante tinha sido de R$ 17,603 bilhões. Considerando somente o mês de agosto, o mercado faturou R$ 2,697 bilhões – valor 9,45% maior do que o registrado em agosto de 2011.
No período analisado pelo Inter-Meios, as mídias que obtiveram melhor desempenho foram Digital out-of-home (que faz parte da categoria de Mídia Exterior e cresceu 31,2% em comparação com o período de janeiro a agosto de 2011); TV por Assinatura (cujo faturamento cresceu 16,04%); Cinema (com alta de 14,61% no período) e Internet, cujo faturamento aumentou 14,33%.
Em termos de participação no bolo publicitário, a TV Aberta continua mantendo a liderança isolada dos demais meios, com 64,96%. Em seguida, aparece o meio Jornal, com 11,46%, Revistas, com 6,07% e Internet, com 5,06%.
Os meios Guias e Listas e Revistas mantiveram a tendência de queda. O faturamento da primeira categoria caiu 14,66% em comparação com o mesmo período de 2011. O meio concentra 0,94% de participação no bolo publicitário. Já o meio Revista recuou seu faturamento em 3,67% em relação ao ano passado. (Veja a tabela com o desempenho de cada meio).
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia realizado pela PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Meio & Mensagem, que coordena a iniciativa. O relatório mede, mês a mês, os investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia brasileira, a partir de informações dos próprios veículos.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King