Mídia

Jornal de Murdoch perde anúncios após polêmica

Inglês News of the World teria violado correio de voz de celular de jovem desaparecida e anunciantes estão revendo investimentos no veículo

i 6 de julho de 2011 - 2h26

O jornal News of the World, controlado pela News Corp, do magnata Rupert Murdoch, virou notícia na mídia inglesa. Segundo o noticiário da terra da rainha, o veículo teria violado o correio de voz do telefone celular da jovem de 13 anos Milly Dowler, que desapareceu perto de casa em Surrey, em 2002, e que foi vítima de assassinato.

A equipe do veículo teria conseguido acesso ao material após pagamento a policiais envolvidos na investigação do desaparecimento da menina. De acordo com reportagem do site da BBC, Murdoch teria dito que as alegações de que seu pessoal tinha hackeado telefones e feito pagamentos a polícia são deploráveis e inaceitáveis.

Enquanto membros do governo britânico, dentre eles o primeiro-ministro David Cameron, defendem a instauração de um inquérito para investigar o ocorrido, grandes anunciantes do título foram além. Marcas como Ford, npower, Halifax, T-Mobile e Orange informaram que estão revendo seus investimentos publicitários no jornal diante da revolta da opinião pública.

Se npower, do setor de energia, Halifax, da área financeira, T-Mobile e Orange, ambas de comunicação, anunciaram que estão revendo seus planos de compra de mídia no jornal, a Ford já cortou investimentos. A montadora informou que está usando meios alternativos dentro e fora do News International Group (subsidiária britânica da News Corp) para não colocar anúncios no News of the World.

A decisão dos anunciantes pode ter um impacto significativo nas receitas dos jornais do conglomerado no Reino Unido, principalmente no News of the World e no The Sun (The Times e The Sunday Times também são controlados por Murdoch). De acordo com estimativas do mercado publicitário local, a npower investiu 1 milhão de libras esterlinas nos dois jornais nos primeiros cinco meses do ano, enquanto a Halifax, 1,5 milhão de libras, e a Ford, 600 mil libras. No mesmo período, o maior anunciante dos dois veículos foi a BSkyB, empresa que tem a News Corp como um dos acionistas.

Com informações da BBC e do Guardian