Jornal é a mídia preferida dos deputados
Edição 2015 da pesquisa Mídia e Política, feita pela FSB, mapeia o consumo de mídia dos políticos brasileiros
Edição 2015 da pesquisa Mídia e Política, feita pela FSB, mapeia o consumo de mídia dos políticos brasileiros
Meio & Mensagem
13 de agosto de 2015 - 4h58
Embora esse papel venha diminuindo nos últimos anos, o jornal impresso ainda é a principal fonte de informação dos deputados federais brasileiros. A oitava edição da pesquisa Mídia e Política, realizada pela FSB pesquisas, mostrou que 50% dos congressistas brasileiros elegem o jornal como sua principal fonte de informação.
Embora ainda responda pela preferência da maioria dos deputados, a penetração do jornal entre os políticos já foi maior. Em 2008, 70% deles elegiam o veículo impresso como sua principal fonte de informação. Já a internet vem crescendo de importância para a informação diária dos deputados. Em 2008, no primeiro ano da pesquisa realizada pela FBS, apenas 13% dos entrevistados mencionavam a internet como sua fonte principal de informação. Já no estudo deste ano, feito em março de 2015, esse percentual subiu para 37%.
Os telejornais vêm na terceira posição como a mídia preferida, com 8% das citações. Rádio (2%), Revistas (1%) e Outras (1%) aparecem na sequência. Outro resultado interessante da pesquisa, que foi realizada com 229 deputados federais, de 22 partidos diferentes, em Brasília, foi a forte utilização das mídias sociais.
Entre os entrevistados 96% declarou ter um perfil no Facebook, enquanto78% possuem uma conta no Twitter e 55% utilizam o Instagram para se comunicar com os eleitores.
Veja a lista dos veículos preferidos pelos deputados em cada um dos segmentos. Era possível citar mais de um em cada item:
Jornal
Folha de S.Paulo – 37%
O Globo – 18%
O Estado de S.Paulo – 10%
Valor Econômico – 4%
Correio Braziliense – 4%
Estado de Minas – 3%
Zero Hora – 2%
Outros – 11%
Não sabem/não responderam – 12%
Portal
UOL – 49%
G1 – 47%
Terra – 13%
Folha – 7%
iG – 2%
Estadão.com – 1%
Telejornais
Jornal Nacional – 59%
Jornal da Band – 26%
Jornal da Globo – 25%
Globo News – 16%
Bom Dia Brasil – 12%
Jornal do SBT – 6%
Outros – 7%
Não sabem/ não responderam – 4%
Revistas
Veja – 80%
Época – 60%
IstoÉ – 59%
Carta Capital – 35%
Piauí – 14%
Caros Amigos – 11%
Rádios
CBN – 70%
BandNews FM – 24%
Rádio Câmara – 11%
Rádio Itatiaia – 4%
Jovem Pan – 3%
Rádio Senado – 1%
Outras – 16%
Não sabem/ não responderam – 3%
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix