Assinar

Lucro do Terra cai 86% em 2011

Buscar
Publicidade
Mídia

Lucro do Terra cai 86% em 2011

Receita publicitária do portal, no entanto, fechou o ano 25% maior do que em 2010


16 de abril de 2012 - 11h57

Atualizada às 17:41

O portal Terra encerrou seu exercício de 2011 com uma queda de 86% em seu lucro líquido. De acordo com o balanço financeiro publicado pelo Terra Networks Brasil nessa sexta-feira, 16, a empresa de mídia conseguiu um lucro líquido de R$ 37,308 milhões no ano passado. Em 2010, esse montante havia sido de R$ 265,369 milhões.

A retração, de acordo com o diretor geral do portal, Paulo Castro, é resultado da reversão de impostos que o Terra obteve em 2010 e que acabou elevando os ganhos da companhia, na época, para um patamar fora da curva normal. “Em 2010, o Terra e outras empresas de internet acabaram conquistando uma reversão governamental referente às regras tributárias para os provedores de acesso a internet. Isso acabou elevando muito nossa receita e lucro. Em 2011, descontado esse fator, nosso lucro líquido teria crescido 22%”, argumenta o executivo.

A receita operacional líquida também teve números menores. Segundo o balanço, a receita líquida do Terra em 2011 alcançou o montante de R$ 585,613 milhões. O resultado é 9% menor do que a receita líquida do ano anterior, que chegou a atingir R$ 643,517 milhões. O lucro bruto do portal também caiu 2,6%, ampliando o montante negativo de R$ 391,436 milhões (em 2010) para R$ 401,654 (em 2011).

Apesar disso, Castro salienta que o desempenho publicitário do Terra foi muito bom em 211. Segundo ele, o portal conseguiu incrementar em 25% as receitas publicitárias e espera conseguir manter esse ritmo em 2012.

Desde o ano passado, o portal veio canalizando a maior parte de seus investimentos para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres, evento esportivo que cobrirá com exclusividade em toda a América Latina. No ano passado, o portal realizou uma espécie de teste da cobertura olímpica com a transmissão dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, também com exclusividade na internet.

A partir da próxima segunda-feira, 19, o Terra dá início à uma nova etapa em sua estratégia comercial com a chegada do executivo Rafael Davini, que até então era o nome forte da publicidade da Turner em toda a América Latina. O executivo substitui Riza Soares, que ocupava o cargo desde sua volta à matriz da empresa, há oito meses.

Publicidade

Compartilhe

Veja também