Marcelo Lobianco deixa o portal iG
Diretor de marketing e publicidade estava há seis anos no site
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23 de novembro de 2012 - 5h55
Em e-mail próprio, o diretor de marketing e publicidade do iG, Marcelo Lobianco, comunicou a sua saída do portal. “Foram quase seis anos, quatro crescendo acima do mercado, muitos eventos, alguns bons cases criados, mas, principalmente, um período rico conhecendo muita gente boa”, disse o executivo no e-mail. Sobre o destino, Lobianco foi evasivo: “Para onde vou? Em busca da batida perfeita”, escreveu o executivo, bem-humorado.
Lobianco avalia sua gestão: "Completei um ciclo de 5 anos e meio na frente da diretoria de publicidade e marketing do iG. Quando cheguei em janeiro de 2007, sob a gestão de Caio Túlio, iniciamos um forte trabalho de reposicionamento da empresa -produto, atendimento e marca. Foram anos intensos, com necessidade de fazer diferente para poder andar na frente e recuperar market share. Implementamos o conceito de criatividade, flexibilidade e resultados, crescemos por quatro anos acima do mercado e, nos dois últimos anos, fomos eleitos o portal mais criativo da internet pelo Projeto Inter-Meios. Têm muita gente boa no iG, capaz de fazer a empresa continuar sua trajetória, mas o mercado digital é de um dinamismo atroz”.
Para o executivo, de dois anos para cá, o crescimento do YouTube, a chegada do Facebook e a entrada massiva das ad netowrks mexeu forte no tabuleiro, propondo um novo jogo na mídia digital. “Tecnologia e foco no usuário ganham relevância X o tradicional modelo de conteúdo. O desafio não é só para o iG e portais, mas para todos aqueles que têm um custo fixo de editoria. Relevância e resultado são medidos pelo time spent do usuário com sua marca, em modelo que o próprio usuário vira curador dos sites que quer consumir. Bem-vindo à era da fragmentação, velocidade e conteúdo consumido como salgadinhos. Quanto vale a empada ?", questiona.
A saída de Lobianco faz parte do processo de reestruturação do iG, iniciado recentemente quando a produção de todo o conteúdo foi dividida entre as unidades de jornalismo e de entretenimento. Neste mês de novembro, o ex-diretor executivo do jornal Valor Econômico e ex-CEO do site Bolsa de Mulher, André Chaves, assumiu o cargo de vice-presidente de operações (COO) do iG. O portal também nomeou um novo diretor editorial, responsável pela unidade de jornalismo, o colunista Tales Faria. E o jornalista Luciano Suassuna, que respondia pela direção de jornalismo, assumiu a área de entretenimento do iG.
Essas mudanças ocorrem no portal em função da compra do iG pelo grupo português Ongoing que, no Brasil, é acionista da Ejesa, que, entre outros, edita os jornais Brasil Econômico, O Dia e Meia Hora.
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