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Mesmo com mês ruim, mercado cresce

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Mídia

Mesmo com mês ruim, mercado cresce

Balanço aponta o pior setembro da década, com recuo generalizado de investimento nos meios; trimestre e acumulado no ano registraram crescimento


3 de dezembro de 2012 - 9h32

Entre os meses de janeiro e setembro de 2012, o mercado publicitário cresceu 8,15%, registrando um faturamento acumulado de R$ 21,8 bilhões. Apesar dos dados positivos, o ano registrou o pior setembro da década, segundo levantamento do Projeto Inter-Meios. De acordo com o relatório de investimento em mídia, os veículos receberam R$ 2,42 bilhões, valor 5,05% menor que o mesmo mês do ano passado, quando arrecadou R$ 2,55 bilhões.

De todos os meios, apenas cinema e rádio tiveram uma performance mensal positiva, com 26,75% e 0,53%, respectivamente. As maiores perdas no mês foram guias e listas (-18,98%) e internet (-11,36%). Jornal, revista, televisão, TV por assinatura também recuaram. Mídia exterior manteve-se estável, com variação de 0,08% (confira tabelas abaixo). Além de 2012, apenas 2006 teve um setembro com faturamento menor que o do período anterior nos últimos dez anos. No balanço trimestral, o faturamento publicitário registrou um crescimento de 3,26% em relação aos meses de julho, agosto e setembro do ano passado.

O faturamento acumulado nos nove primeiros meses do ano, no entanto, registra um cenário estável em relação ao comportamento do mercado nos meses anteriores. Os meios com melhor performance foram digital out-of-home¬ (25,82%), cinema (15,78%), TV por assinatura (13,62%), mobiliário urbano (12,15%), televisão aberta (10,73%) e internet (10,69%). Novamente, guias e listas e revistas enfrentaram recuo no faturamento, com -15,20% e -3,90%, respectivamente.

Bolo publicitário
A participação dos meios segue inalterada, com o predomínio da TV aberta, que tem 64,77% de share. Em seguida vêm jornal (11,41%), revista — que, apesar das sucessivas perdas de faturamento, ainda mantém o terceiro lugar, com 6,21% — e internet (5,07%). As menores participações no mercado são as de cinema (0,32%) e guias e listas (0,94%).

O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia realizado pela PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Meio & Mensagem, que coordena a iniciativa. O relatório mede, mês a mês, os investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia brasileira, a partir de informações dos próprios veículos. Os números completos podem ser acessados no site do Projeto Intermeios.
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