Mídia
Novo canal da Band leva arte ao ar
Com programação erudita e entretenimento, Arte 1 é a aposta do grupo no momento em que a demanda por canais pagos nacionais aumenta
Com programação erudita e entretenimento, Arte 1 é a aposta do grupo no momento em que a demanda por canais pagos nacionais aumenta
Bárbara Sacchitiello
6 de novembro de 2012 - 10h07
Música, Dança, Pintura, Cinema, Teatro, Fotografia e tudo aquilo que exalta as formas pelo qual o ser humano se expressa de forma artística estará contemplado no canal Arte 1, a nova investida do Grupo Bandeirantes no setor de TV por Assinatura.
Mais do que ampliar o portfólio da Newco – braço de canais pagos do grupo – o Arte 1 surge em um momento oportuno: com a implementação da nova Lei de TV paga, os canais de conteúdo nacional passaram a ser alvo das atenções das empacotadoras, que precisam deles para preencher a cota mínima de produções brasileiras exigida pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Mesmo antes de entrar no ar, o canal já foi enquadrado na lista dos Canais Brasileiros de Espaço Qualificado, elaborada pela Ancine. Isso atesta que a “matéria-prima” das produções é totalmente brasileira e que isso poderá ser visto por quem está diante da telinha. “Já contamos com um grande acervo de produções nacionais para exibir. Elas serão a maior parte das atrações do canal”, conta Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes.
O executivo conta que o canal deve entrar no ar – em caráter experimental – neste mês de novembro. Na semana passada foi divulgado que o canal já fechou um acordo com a Sky, garantindo a inclusão do Arte 1 em seu portfólio. Além dela, a GVT também está em fase de acertos finais para a inserção do canal de artes em seu cardápio. As negociações também prosseguem com a Net e as demais operadoras.
Premium, porém acessível
Para a Band, a missão do Arte 1 é propiciar aos brasileiros um pouco mais de conhecimento e acesso às manifestações artísticas existentes em seu próprio território. “A expressão cultural brasileira é muito diversificada e forte em todas as regiões e não somente nos grandes centros. O canal irá falar disso, tentando contemplar as mais variadas expressões de arte, como teatro, dança, música, humor, etc”, promete Saad. O executivo conta que a grande completa de programação do canal não está totalmente definida, mas adianta que as atrações devem mesclar informação e entretenimento. “Teremos, por exemplo, um programa que ensina como identificar as diferenças entre uma obra de arte verdadeira e uma falsificada”, exemplifica.
Embora tenha status de canal premium, o Arte 1 pretende se tornar atrativo para o maior número possível de pessoas. “O canal não terá uma linguagem hermética, mas não irá destituir o conteúdo artístico. Pensamos em uma linguagem equilibrada, que possa fornecer informação e ser atrativa ao público”, conta o VP. A expectativa é que o público do canal seja composto por pessoas acima de 30 anos, que tenham curiosidade ou interesse pelas artes. “Fizemos diversas pesquisas antes do lançamento e descobrimos que, fora do País, os brasileiros estão entre os que mais visitam museus e exposições estrangeiras. Isso mostra que existe, realmente, um forte interesse por essa área”, comenta Saad.
Muito do acervo do novo canal foi adquirido de produtoras independentes. A maior parte, no entanto, será proveniente de produções próprias, feitas pela equipe do canal.
Compartilhe
Veja também
Netflix estreia teaser de série que homenageia Ayrton Senna
Trailer revela primeiras cenas da produção e traz momentos históricos do piloto com a vitória no GP de Interlagos em 1991
Familhão: Luciano Huck explica sobre sua nova empreitada
Em entrevista, apresentador do Domingão fala a respeito do projeto da plataforma de fidelidade, da qual é sócio e um dos idealizadores