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O domínio da cultura visual

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Mídia

O domínio da cultura visual

O crescimento do Pinterest e dos tweets com imagens mostra nova tendência


6 de abril de 2012 - 3h17

Houve um tempo em que o papel dos planejadores de mídia era apenas determinar onde os comerciantes deveriam anunciar seus produtos. O mundo mudou.

Hoje as agências e os departamentos de mídia estão melhor preparados para proporcionar uma melhor compreensão do ponto de vista dos consumidores e tendências culturais.

A TV sempre foi um barômetro para a cultura popular. Quando “Friends” foi ao ar pela primeira vez, em 1994, abriu uma janela para os jovens quando esses estavam explorando um novo tipo de união tribal. A rápida popularidade de “24 Horas” mostrou um amadurecimento do público em matéria de segurança pós-11 de Setembro. Shows populares como "Glee" e "Modern Family" retratam personagens gays em histórias interessantes, indicando que algo está saindo do armário para o interior dos EUA.

No mês passado, “The Big Bang Theory”, da CBS, ultrapassou “American Idol”, da Fox, segundo as avaliações de audiência. Isso poderia ser um sinal de que o rei de audiência por muito tempo está se cansando, mas talvez seja uma validação de que geeks e tecnologia têm se tornado oficialmente mais “bacana” do que fama e fortuna.

Mas não é mais apenas a TV.

No Mindshare, há um movimento de consumidores rumo a uma cultura mais visual provocada pela tecnologia e mídia. Dispositivos inteligentes estão levando mais ocasiões para pessoas criarem e consumirem conteúdo visual, enquanto a mídia social está incentivando que o conteúdo seja compartilhado em múltiplas plataformas.

Tal movimento se manifesta no fato de que os tweets textuais estão cedendo lugar aos tweets com fotos e vídeos, no compartilhamento viral de montagens de imagens e no crescimento do Pinterest, o pinboard online dedicado ao compartilhamento de imagens e vídeo – e atualmente a plataforma com maior velocidade de ascensão.

Estudos dedicados a entender a maneira como os consumidores usam as mídias podem ajudar na proliferação de comunicações mais potentes. As oportunidades para ideias parecem intermináveis. Se você quer saber quando anunciar para as agências de viagens ou planejadores de casamento, vá até o Google para entender os padrões de quando e o que as pessoas estão procurando.

Antes de anunciar na mídia, veja o que a mídia pode lhe informar sobre como anunciar.

(*) Por Antony Young, do Advertising Age.
 

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