Assinar

Os dez Profissionais de Mídia de 2020

Buscar
Publicidade
Mídia

Os dez Profissionais de Mídia de 2020

Meio & Mensagem lista os profissionais de veículos e plataformas cujo trabalho se destacou ao longo do ano


16 de dezembro de 2020 - 6h00

Como faz anualmente, Meio & Mensagem destaca os profissionais que, pelo estilo de trabalho, características de gestão e pelos avanços conquistados em suas respectivas empresas e áreas de atuação, contribuíram para o avanço e a qualificação da indústria de comunicação.

A lista dos dez profissionais de veículos e de plataformas de mídia apresentada abaixo foi elaborada de acordo com critérios editorais de Meio & Mensagem. Os nomes dos profissionais são apresentados em ordem alfabética.

Aline Moda
Com 22 anos de experiência no mercado publicitário, Aline Moda ingressou no Google como head de desenvolvimento de negócios com agências em janeiro deste ano, período em que o mercado nem imaginava as transformações e aceleração do ecossistema digital que viriam logo mais, com a chegada da pandemia. Com anos de experiência do lado das agências (já trabalhou na J.Walter Thompson, DPZ, Africa e Y&R), Aline procurou levar ao Google um estilo de gestão mais colaborativo e de maior proximidade com os clientes, em que o experimento tem um lugar mais garantido na construção de insights e estratégias. A essa proposta, somou-se o desafio de compreender e auxiliar os anunciantes na construção de cases e ideias em uma velocidade cada vez maior, imposto pelas transformações dos hábitos de consumo e da maturação do uso dos meios digitais pelos consumidores de todo o País. Tais esforços foram reconhecidos com a conquista do troféu do Caboré 2020, na categoria Profissional de Veículo, em sua primeira indicação.

Douglas Tavolaro 
Há cerca de três anos, quando procurou o empresário Rubens Menin, proprietário da construtora MRV, para apresentar o projeto de trazer o canal de notícias CNN ao Brasil, Douglas Tavolaro, ainda vice-presidente de jornalismo da Record TV, não fazia ideia de que sua criação estrearia na semana que marcará a História do século XXI (quando a OMS categorizou o coronavírus como pandemia). Mesmo com esse fator surpresa, o canal entrou no ar em março deste ano, causando uma grande movimentação nas emissoras de TV concorrentes, abrindo oportunidades no setor de jornalismo e gerando buzz, seja por conta do time de apresentadores contratados (muitos ex-globais) ou pelas discussões e debates que aconteciam em seus programas. Ainda neste ano, Tavolaro apresentou a nova frente de negócios da CNN Brasil, voltada a eventos corporativos e premiações. Por toda essa movimentação gerada nos setores de mídia e jornalismo, a CNN Brasil conquistou o Caboré na categoria Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo. Para 2021, a meta é expandir o alcance do canal por meio do streaming.

Eduardo Alvarenga
No início de fevereiro, Eduardo Alvarenga foi um dos protagonistas da maior negociação do setor de mídia out-of-home já realizada no Brasil. Na época com o cargo de CEO da Elemidia, Alvarenga, ao lado de Daniel Simões (que ocupava o posto de CEO da Eletromidia), uniram as duas operações em um processo que levou mais de três meses para ser concluído e que deu origem a um player com alcance nas maiores cidades do País, com um inventário de mais de 60 mil telas. Coube à Alvarenga a liderança da intersecção entre as duas operações, com integração de equipes e definição de estratégias, posicionamento e atuação da nova companhia, que acabou adotando a marca Eletromidia. A despeito dos desafios trazidos pela pandemia, que afetaram diretamente a mídia OOH pela menor quantidade de pessoas nas ruas e espaços públicos, Alvarenga tem pela frente a missão de dar continuidade à expansão do meio, que nos últimos anos saltou para a terceira posição no share publicitário, atrás de TV e internet, e que vem, a cada ano, atraindo mais marcas pela oferta de tecnologia e alcance.

Erick Brêtas 
Em 2019, Erick Brêtas, head da área de produtos e serviços digitais da Globo, reassumiu a gestão do ‘filho’ que criou em 2015: o Globoplay. Inicialmente projetado como uma plataforma de catch-up, o serviço de streaming foi ganhando densidade, investimentos e mais espaço nas projeções futuras do grupo. Em 2020, quando boa parte das produções teve de ser paralisada, o Globoplay surgiu como a alternativa para saciar a ânsia do público por conteúdo inédito. Novelas clássicas da emissora foram lançadas na plataforma, com ampla divulgação nos intervalos da casa; produções originais preparadas para o streaming foram levadas à TV aberta; e a intersecção com o cardápio dos canais Globosat ganhou forma, com o lançamento de planos que incluem o conteúdo do Globoplay e o acesso ao vivo aos canais. Em novembro, em uma estratégia que surpreendeu o mercado, o Globoplay se uniu ao Disney+, estreante – e concorrente – no segmento de streaming, para o lançamento de planos em conjunto. Em dezembro, o Globoplay foi premiado com o troféu do prêmio Caboré na categoria Veículo de Comunicação – Plataforma de Mídia.

Fiamma Zarife
Em uma indústria que vem, nos últimos anos, caminhando de forma mais contundente para a correção da falta de diversidade e equidade, a edição de 2021 do Caboré teve um marco histórico. Pela primeira vez, o troféu de Dirigente da Indústria de Comunicação foi para as mãos de uma mulher. O feito de Fiamma Zarife, que desde 2014 lidera a operação do Twitter no Brasil, representa não somente uma visão mais plural do mercado como também coroa um trabalho de gestão na plataforma digital. De suas experiências anteriores em empresas como Riot, Claro, Oi e Samsung, Fiamma levou o conhecimento das demandas e necessidades dos anunciantes, procurando adequá-las à realidade e ao estilo da plataforma de comunicação. Do lado do usuário, a rede social aprimorou, em 2020, as políticas de combate às fake news e à desinformação, procurando gerar um ambiente mais seguro para conversas e troca de ideias. À frente do Twitter, Fiamma também vem coordenando ações em prol da inclusão, como a campanha #DiversidadePreta, realizada em novembro, para amplificar vozes de creators negros.

Gilberto Corazza
Conduzir a área comercial de um grande veículo de comunicação em um ano de tanta imprevisibilidade e de incertezas em relação a todas as atividades econômicas já seria uma árdua tarefa. Ter essa responsabilidade ao mesmo tempo em que a empresa vivencia a mais importante reestruturação de sua história foi a tarefa de Gilberto Corazza em 2020, vice-presidente de ad sales da Turner. Desde meados do ano, a empresa passou a compor o portfólio da WarnerMedia, em consequência ao movimento global da aquisição da TimeWarner pela AT&T. Acomodar as diferentes marcas de conteúdo sob essa estrutura vem sendo a missão de Corazza, que lidera o comercial do veículo há mais de oito anos. Antes, foi executivo comercial da Editora Globo. A gestão comercial do executivo para a criação das oportunidades de negócios de marcas como Cartoon, Esporte Interativo, TNT e HBO — esta última incorporada ao portfólio da Warner Media neste ano — fez com que a Turner fosse uma das indicadas ao prêmio Caboré em 2020 na categoria Veículo de Comunicação — Produtor de Conteúdo.

Jorge Nóbrega 
Presidente executivo do Grupo Globo desde o final de 2017, Jorge Nóbrega deu continuidade, em 2020, à etapa prática do plano de integração de todas as marcas da empresa sob uma única estrutura, no projeto denominado Uma Só Globo. Como passos dessa empreitada, estruturas foram unificadas, organogramas foram revisitados e profissionais foram substituídos. E todas essas mudanças aconteceram simultaneamente às dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19, que inviabilizou a continuidade da produção de dramaturgia e de atrações inéditas da casa e demandou um replanejamento da grade de programação. Uma das mudanças mais importantes anunciadas por Nóbrega foi a transição da gestão do entretenimento da Globo, que envolve a aposentadoria do então diretor-executivo de criação e produção de conteúdo, Carlos Henrique Schröder, no fim deste ano, e o desligamento de executivos como Silvio de Abreu, Mônica Albuquerque e do diretor de comunicação, Sérgio Valente. Para conduzir todo o pilar de entretenimento da Globo, foi escolhido o diretor Ricardo Waddington.

Paulo Samia 
CEO de Conteúdo e Serviços do UOL desde meados de 2019, Paulo Samia vem procurando equilibrar o investimento em conteúdo para ampliar e fidelizar a audiência de seus produtos jornalísticos com a criação de soluções e possibilidades para um mercado publicitário que busca cada vez mais a conexão com seu público-alvo através dos meios digitais. Em agosto, o portal lançou o UOL Ads, plataforma self-service de compra de mídia programática, com a proposta de atender, sobretudo, a pequenas e médias empresas, cujo budget de comunicação é mais limitado. Já na parte do conteúdo, Samia adotou a estratégia de criar uma espécie de grade de programação no portal, com a exibição de programas com dia e horário definidos. Dessa forma, o UOL estreou atrações como Otalab, do apresentador Otaviano Costa; Conexão Viva Bem, com Jairo Bauer; e #BrasilCozinhaComigo, comandando por Zeca Camargo. Em junho, o UOL foi um dos players a compor o consórcio de veículos de imprensa responsáveis pela coleta e divulgação dos dados referentes à pandemia da Covid-19 no Brasil.

Samantha Almeida 
Quando o ano de 2020 começou, Samantha Almeida vivenciava sua primeira experiência dentro de uma grande agência de publicidade. Após passagens pelo marketing de marcas do ramo de moda, a profissional era uma das diretoras da Mynd, empresa que propicia a conexão entre artistas e marcas, quando, em 2019, foi convidada a assumir o posto de head de conteúdo na Ogilvy. Em agosto deste ano, em uma nova virada na carreira, Samantha foi convidada a liderar o Twitter Next, divisão da rede social dedicada às parcerias com anunciantes e criação de soluções comerciais baseadas em conteúdo. O convite do novo desafio profissional veio simultaneamente à nomeação como uma das Women to Watch na edição 2020 da celebração. Sempre enfatizando a importância da criação de um mercado mais inclusivo e diverso em seus posicionamentos feitos ao mercado, Samantha foi uma das dez personalidades brasileiras listadas no ranking dos 100 Afrodescendentes Mais Influentes do Mundo, divulgada pela ONU em outubro deste ano, ao lado de nomes com os cantores Léo Santana e Iza.

Viviane Duarte
A jornalista Viviane Duarte chegou a iniciar uma carreira como produtora e repórter de TV, na cidade de Maringá, no Paraná, mas acabou migrando para a área de marketing. Ao vivenciar o dia a dia das estratégias comerciais, sentiu-se incomodada com os estereótipos que permeavam a indústria e decidiu criar, há dez anos, o Plano Feminino, uma consultoria dedicada a auxiliar os anunciantes a se conectarem com as consumidoras de forma mais genuína e com menos rótulos. Com o passar do tempo, a consultoria criou o Plano de Menina, um braço social dedicado à inclusão e qualificação de jovens da periferia. Além desse trabalho, neste ano Viviane ganhou uma nova missão: foi convidada pela holding Flagcx a assumir o cargo de CEO da operação do Buzzfeed no Brasil, que em outubro foi adquirida pelo grupo de comunicação. A gestão do portal de conteúdo será conduzida em paralelo aos trabalhos do Plano Feminino, que segue fornecendo consultoria sobre diversidade e inclusão às empresas. Em 2020, Viviane também foi uma das profissionais homenageadas pelo Woman to Watch.

Publicidade

Compartilhe

Veja também