Assinar

Prazeres da Mesa definirá o que é a comida paulista

Buscar

Prazeres da Mesa definirá o que é a comida paulista

Buscar
Publicidade
Mídia

Prazeres da Mesa definirá o que é a comida paulista

Revista venceu pregão do governo do Estado para determinar a cultura gastronômica como fator turístico


14 de dezembro de 2012 - 12h42

A revista Prazeres da Mesa, da editora 4 Capas, acaba de vencer pregão eletrônico, feito pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, para definir o que é a comida paulista. “A comida típica do Estado se perdeu como identidade quando estados vizinhos como Minas Gerais e Mato Grosso se apropriaram da gastronomia dos tropeiros. Atualmente, os pratos de São Paulo são considerados de influência, e não próprios. A ideia do governo é resgatar a origem da comida paulista e também o turismo de gastronomia”, explica o diretor de publicidade da revista Prazeres da Mesa, Georges Schnyder.

A Secretaria de Turismo estabeleceu, então, o projeto Sabor de São Paulo, que será realizado pela própria secretaria e pela revista, com apoio educacional do Senac que, em sete etapas – seis macrorregionais e uma final -, definirá os 30 pratos finalistas (cinco por macrorregião) que concorrerão para se tornar marcos gastronômicos do Estado ao final do projeto, em junho do ano que vem.

As seis macrorregiões são Bauru, Campinas/Águas de São Pedro, São Carlos, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Cada uma dessas cidades terá um chef padrinho. Uma pré-seleção escolherá os 10 pratos mais relevantes e haverá uma final em cada cidade-sede da macrorregião. Depois, esses 10 pratos serão avaliados por um júri e também pelo voto popular e serão escolhidos cinco pratos para a final, em São Paulo. “Esses 10 pratos já entrarão no guia turístico regional”, diz Schnyder. Para ser escolhido, o prato tem que ter relação cultural com a região, valor turístico e, claro, ser criado a partir de produtos da própria região. A primeira etapa acontece em São Carlos, em 23 de janeiro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também