O que os líderes procuram em um profissional de mídia?
Pesquisa da Kantar Ibope Media, com mais de mil líderes em 53 mercados, revela perfil procurado pelas companhias

Capacidade de analisar e interpretar dados é a mais procurada em profissionais de mídia (Crédito: elenabsl-shutterstock)
A mídia e os dados têm sido protagonistas de mudanças significativas no mercado nos últimos anos. De olho nesse cenário, a Kantar Ibope Media desenvolveu a pesquisa “As Competências que Moldarão o Ecossistema de Mídia de Amanhã”, que ouviu mais de mil líderes que lidam direta ou indiretamente com dados, insight e pesquisa, em 53 mercados, entre abril e maio deste ano.
Para acompanhar o movimento, 72% dos executivos globais afirmam estar remodelando suas empresas, em termos de colaboradores e habilidades para se adaptar às mudanças. Nesse sentido, 66% consideram importante recrutar pessoas fora da indústria de mídia para reunir perspectivas de outros setores.
Habilidades de um profissional de mídia
A ampla maioria (90%) quer contratar profissionais que desafiem o posicionamento da companhia. O levantamento da Kantar questionou quais seriam os fatores mais importantes na hora de escolher um talento.
A análise e interpretação de dados foi citada por 85% dos entrevistados, seguida pelas habilidades de comunicação e narrativa do profissional (83%) e a capacidade de explicar técnicas complexas de forma simples (76%). Os executivos também prevêem uma lacuna em habilidades relacionadas a inteligência artificial e 73% consideram essa uma skill essencial para os candidatos.
Apesar da busca, 67% dos líderes contam estar tendo dificuldade na competição com outras empresas para recrutar os melhores profissionais. E 77% reconhecem ter dificuldade para reter os próprios colaboradores.