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Mídia

Quando as personagens migram para as redes sociais

Estratégia utilizada com personagem de Paolla Oliveira em A Dona do Pedaço visa ampliar a conexão entre a trama e o público


30 de maio de 2019 - 12h10

Atualizada às 17h38

Vivi Guedes, personagem da atriz Paolla Oliveira na novela A Dona do Pedaço, é uma influenciadora digital e, por isso, usa o Instagram para se relacionar com o público (Crédito: Reprodução)

Na noite de terça-feira, 28, a novela A Dona do Pedaço, da Globo, começou a apresentar ao público a personagem Vivi Guedes (interpretada por Paolla Oliveira). Na trama de Walcyr Carrasco, Vivi é uma digital influencer do universo da moda, que serve como referência e inspiração para outras garotas que também se interessam pelo glamour da fama.

Aproveitando o fato de que a personagem é uma estrela da mídia digital, a Globo decidiu tornar a personagem real no ambiente do Instagram. Nessa quarta-feira, 29, entrou no ar o perfil @estiloviviguedes, que mostra a personagem de Paolla Oliveira em diversos cenários, usando diferentes figurinos e makes. A ideia é fazer com o que público se aproxime, de fato, da influenciadora, construindo um novo canal de conexão com a audiência da trama.

A emissora ainda não informou se pretende usar o perfil de Vivi Guedes para alguma ação comercial ou se a plataforma servirá apenas para um cross-content com a trama de A Dona do Pedaço. No fim da tarde desta quinta-feira, 30, o perfil de Vivi Guedes já ultrapassava a marca de 201 mil seguidores.

Não é a primeira vez que uma personagem de novela da Globo ganha vida própria no ambiente das redes sociais. Em 2017, na novela A Força do Querer, a Globo licenciou os direitos da personagem Abigail (interpretada pela atriz Mariana Xavier) para a marca. Na trama de Gloria Perez, Abigail tornou-se uma consultora Natura e, no Instagram, a personagem ganhou um perfil no qual apresentava os produtos e dava dicas de beleza. O trabalho foi costurado entre a emissora, a marca de cosméticos e a agência McGarryBowen e as postagens no Instagram continuaram até um tempo após o término da novela. O perfil alcançou 147 mil seguidores.

No ano passado, a novela O Outro Lado do Paraíso também teve um personagem que ganhou um perfil no Instagram em uma ação de conteúdo feito para uma marca. A operadora Claro, em uma estratégia desenhada pela agência Talent Marcel, fez uma ação de merchandising na trama que envolveu o personagem Nicácio (interpretado pelo ator Fabio Lago). Cabeleireiro na trama, Nicácio ficou conhecido no segmento de beleza ao criar um perfil nas redes sociais para divulgar seu trabalho. Nas cenas, o personagem trocou sua antiga operadora pela Claro, o que lhe permitia postar com mais agilidade e qualidade. A ação contemplou a criação oficial do perfil @nickdivando, que alcançou 10,5 mil seguidores no Instagram.

Em 2016, o SBT também percebeu que poderia aproveitar o carisma de uma personagem para dar continuidade às conversas com as pessoas no ambiente online. Juju Almeida, interpretada pela atriz e apresentadora Maísa Silva na novela Carinho de Anjo, saiu da trama e levou para a web o Vlog da Juju. Em um canal no YouTube – e também em perfis no Facebook, Twitter e Instagram – Maísa interpretava a influenciadora digital e conversava com a audiência, fazendo entrevistas com personalidades de diversas áreas. Os vídeos do Vlog da Juju foram postados no YouTube até 2017.

 

Personagem de Tatá Werneck na nova série Shippados, do Globoplay, já ganhou perfil no Instagram (Crédito: Reprodução)

Plataforma de streaming da Globo, o GloboPlay também criou uma vida própria para os protagonistas da nova série de comédia Shippados, que em breve deve estar disponível aos assinantes. O casal Rita (Tatá Werneck) e Enzo (Edu Sterblitch) já estão presentes no Instagram, criando uma atmosfera de conversas e ajudando a apresentar a personalidade de cada um na série. Na trama, os dois interpretam jovens com dificuldades em conseguir um relacionamento estável, até o momento em que se conhecem.

Disney
Extrapolar para as redes sociais a conexão de personagens com o público é uma estratégia também aproveitada por outras companhias de mídia. A Disney já informou que os personagens de Disney Bia, nova série do Disney Channel que estreia no dia 24 de junho, farão ações transmídia por meio de perfis no Instagram. Ao longo da série, que será exibida em toda a América Latina, os personagens terão perfis e farão posts de acordo com o desenrolar dos episódios da trama.

 

 

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