Rádio alcança 52 milhões de brasileiros
Pesquisa do Ibope Media mostra que, entre janeiro e março, o meio teve presença expressiva em 13 regiões do Brasil
Pesquisa do Ibope Media mostra que, entre janeiro e março, o meio teve presença expressiva em 13 regiões do Brasil
Meio & Mensagem
3 de julho de 2015 - 8h05
O rádio continua como um veículo de comunicação forte no Brasil. Levantamento do Instituto Ibope Media, realizado entre janeiro e março deste ano, em 13 regiões metropolitanas, mostra que o meio alcançou 52 milhões de brasileiros, 89% da população das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Goiânia, Campinas e Vitória.
No Brasil, o meio atinge índices equivalentes a países como Espanha, Argentina e Canadá. O pico de audiência no dial acontece entre 10h e 11h, alcançando 64% das pessoas nas regiões pesquisadas, cerca de 37 milhões de ouvintes. O Ibope também identificou que 70% dos ouvintes consomem qualquer estilo de programação, 50% ouvem o noticiário local, 40% preferem o nacional. Informações sobre trânsito são sintonizadas por 35% das pessoas. Programas religiosos e esportivos, 17% e 14%, respectivamente.
Do total de 52 milhões de ouvintes, 91% afirmaram ouvir música quando sintonizam a rádio, sendo o gênero sertanejo o preferido de 47% da população, seguido por nacional 37%, MPB, 33% e pagode 32%.
Receita do Rádio
O Projeto Inter-Meios, de Meio & Mensagem, que traz dados completos de investimento em mídia no Brasil, mostra que, em 2014, o Rádio recebeu 6,7% de toda a receita do mercado somando um total de R$ 2.664 bilhões, alta de 1,8% em relação a 2013.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King