RioContentMarket reúne players do audiovisual
Mais de 1,5 mil representantes do mercado se encontrarão a partir desta quarta-feira, 29, no Rio
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Teresa Levin
27 de fevereiro de 2012 - 3h32
O Rio de Janeiro sediará entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março o maior evento sobre produção de conteúdo audiovisual da América Latina, o RioContentMarket. Nele, mais de 1,5 mil players brasileiros e internacionais se reunião para discutir o mercado e fazer negócios. A organização espera promover cerca de mil reuniões com mais de 600 profissionais durante os três dias do evento que está em sua segunda edição. Ele é realizado pela ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) e acontecerá no Hotel Windsor Barra.
“Em 2011 fizemos o start, tivemos o ponta pé inicial. Tivemos a certeza de que foi o momento apropriado porque a demanda foi enorme e este ano é maior ainda. O Brasil mudou a sua posição no mundo e hoje é recebido como um player, um competidor”, observa Carla Esmeralda, organizadora do evento. O RioContentMarket tem três objetivos: incentivar a troca de informações e ideias sobre as novas tecnologias e tendências relacionadas à produção audiovisual; promover novos ambientes de negócios através de encontros de profissionais do setor, e consolidar o Rio de Janeiro como o maior mercado de conteúdo audiovisual da América Latina.
Na edição deste ano, nomes de peso do mercado participarão dos painéis e keynotes. Entre os destaques estão Jack Bender, produtor executivo e diretor da série Lost; Glenn Brown, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter; Manoel Rangel, presidente da Ancine; Antoine Robin, CEO do Havas Production; Mark Greenspan, diretor-executivo de operações da Achilles Media; Gian Martinez, gerente sênior de excelência criativa e conteúdo da Coca-Cola; Anne DeKerckhove, diretora da divisão de entretenimento do Reed Midem, e Mark Warshaw, chief transmedia officer e cofundador da The Alchemists.
Profissionais de 23 países estão envolvidos com o RioContentMarket, como participantes inscritos, palestrantes ou players. Entre eles estão representantes da Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda e Japão. Além de painéis e estudos de caso, o evento contará com rodadas de negócios. Todos os canais internacionais que operam no Brasil vão ter um espaço para falar sobre como fazem aquisição de conteúdo.
O RioContentMarket tem ainda entre seus destaques deste ano o Lab Transmídia, que vai oferecer aos produtores brasileiros e latino-americanos a oportunidade de aprimorar seus projetos transmídia e apresentá-los a compradores brasileiros e internacionais. Ele foi criado com o objetivo de revelar os melhores projetos multiplataforma da América Latina. No total, 101 trabalhos forma inscritos para participar desta consultoria com representantes de diferentes tendências da área de transmídia. Entre eles, 12 foram selecionados para desfrutar dos quatro dias de laboratório oferecidos no evento.
Dois prêmios especiais também serão distribuídos aos participantes do Lab Transmídia; os vencedores serão definidos pelos players envolvidos. Um dos prêmios está sendo oferecido pelo Reed Midem e dará o direito à participação no MIPCube, evento que será lançado em Cannes no próximo MIPTV. Representantes do projeto escolhido poderão realizar um pitching para os players do mercado internacional durante este encontro.
Já o outro prêmio será dado pela Petrobras com o apoio da The Alchemists. O projeto vencedor ganhará o direito de participar do Transmedia Hollywood, simpósio organizado pela University of California – Los Angeles e pela University of Southern California.
Em seu segundo ano, o RioContentMarket está sendo promovido em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, RioFilme, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ApexBrasil e EBC. O evento conta com o patrocínio do BNDES e da Petrobras.
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