Yahoo produzirá conteúdo em plataforma de crowdsourcing
Serviço será lançado neste trimestre no Brasil e a produção terá curadoria de equipe editorial do portal
Yahoo produzirá conteúdo em plataforma de crowdsourcing
BuscarYahoo produzirá conteúdo em plataforma de crowdsourcing
BuscarServiço será lançado neste trimestre no Brasil e a produção terá curadoria de equipe editorial do portal
Padrão do site
4 de outubro de 2011 - 9h09
O Yahoo começa a operar no Brasil, neste trimestre, o Yahoo Contributor Network (Yahoo Rede de Contribuidores). É uma plataforma de produção de conteúdo jornalístico (próprio e de terceiros) que opera no conceito de crowdsourcing (criação colaborativa via internet). No início, a rede de contribuidores do Yahoo no País abrangerá as categorias de esportes, OMG (estilo de vida e entretenimento) e notícias. É a primeira vez que o portal abre uma extensão dessa rede fora dos Estados Unidos. “Porque o Brasil tem usuários sofisticados de internet, com blogueiros especializados e já existem muitas pessoas engajadas com o Yahoo Respostas”, afirma o vice-presidente de comunidades do Yahoo, Luke Beatty.
Nos Estados Unidos, a rede colaborativa do portal está baseada em modelo de remuneração que pode pagar entre US$ 2 a US$ 25 e até US$ 100, conforme a postagem. Também há outro modelo de pagamento por performance, em teste, nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não há detalhes sobre os valores de remuneração para os eventuais colaboradores. O Yahoo Rede de Contribuidores será comandado pelo editor Cassiano Gobbet (que vem de passagens pelo Terra e BBC) e, inicialmente, o serviço começará em ambiente controlado, com conteúdo produzido pelos 730 contribuidores que já escrevem para o canal Yahoo Respostas.
Aliança com ABC
Nos Estados Unidos, o Yahoo e a rede de TV ABC News anunciaram nesta segunda-feira, 3, acordo de compartilhamento do conteúdo digital de ambos que, juntos, atingirão público estimado em 100 milhões de usuários mensalmente. O acordo redistribui o conteúdo digital e, a partir de agora, por exemplo, o GoodMorningAmerica.com, da ABC News, cuja plataforma já opera sob tecnologia Yahoo, terá também gerenciamento do portal. As empresas anunciaram uma programação original de vídeo na internet que inclui programas como “Newsmakers”, “Around the World with Christiane Amapour” e “This Could Be Big”.
A equipe editorial de ambas as companhias colaborará em regime de co-branded para os sites Yahoo News e ABC News. Ainda, reportarão o tráfego da internet de forma integrada. A ABC e o Yahoo já se uniram antes, em 2005, quando fecharam um acordo de compartilhamento de vídeos.
Compartilhe
Veja também
Netflix faz acordo na França e passa a exibir conteúdo de TV linear
Streaming passa a exibir conteúdo ao vivo e sob demanda dos canais do Grupo TF1, o maior daquele país, a partir de meados de 2026
Redell Creators e os “infoenciadores”: uma nova receita para a TV
Agência Redell Creators, do jornalista Leandro Stoliar e dos sócios Jeff Siqueira e Livia Raick, funciona como um hub que conecta jornalistas com credibilidade a marcas