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O áudio digital se tornou essencial para atrair a atenção dos consumidores.

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O áudio digital se tornou essencial para atrair a atenção dos consumidores.

A Adsmovil, maior rede de podcasts no Brasil, usa dados e formatos únicos para atingir a audiência.


2 de outubro de 2023 - 0h00

O áudio já conquistou uma grande audiência no Brasil. Prova disso é que, segundo o TIC Domicílios, 108 milhões de brasileiros escutam áudio digital. Seu alcance é tão grande quanto de vídeos, filmes e séries, sendo que sua frequência diária é quase que o dobro do vídeo.

O áudio está em todo lugar, no transporte público, em casa, na academia, no trabalho.

O áudio está em todo lugar, no transporte público, em casa, na academia, no trabalho.

“Esse formato se tornou ideal para alcançar o público onde a mídia tradicional não chega. Muitas pessoas estão cansadas de olhar para as telas de seus dispositivos e o fato de o áudio poder ser consumido apenas na escuta e em qualquer momento do dia, tem se mostrado algo essencial a ponto desse ambiente se tornar indispensável para as marcas estarem presentes”, comenta Rodrigo Tigre, head de áudio da Adsmovil.

nos EUA, 78% da população, com 12 anos ou mais, já escuta qualquer tipo de áudio digital mensalmente, segundo o Infinite Dial 2023.

Nos EUA, 78% da população, com 12 anos ou mais, já escuta qualquer tipo de áudio digital mensalmente, segundo o Infinite Dial 2023.

Um estudo recente da Dentsu, em colaboração com a Lumen Research, mostra que o áudio também supera o vídeo em captar a atenção das pessoas e gerar lembrança de marca. Em média, 41% dos anúncios de áudio geraram a correta lembrança da marca em comparação com a norma de 38% para outros tipos de propaganda estudados pela rede de agências.

“O áudio traz muita diversidade e qualidade pela gama de assuntos que consegue abordar e isso atrai muita gente. Tanto que, nos EUA, 78% da população, com 12 anos ou mais, já escuta qualquer tipo de áudio digital mensalmente segundo o Infinite Dial 2023. É um número grande, que vem ecoando para a América Latina como um todo”, diz Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil.

A Adsmovil Audio Network é a maior rede de podcats do Brasil.

A Adsmovil Audio Network é a maior rede de podcats do Brasil.

Podcasts

Nesse cenário de avanço do áudio, o podcast vem sendo um dos destaques como um grande diferencial. De acordo com a eMarketer, até 2024, estima-se que esse formato terá cerca de meio bilhão de ouvintes. Atualmente, 18,7% de todos os usuários da internet são ouvintes de podcast. Porém, no Brasil, essa parcela está acima da média global, o último Inside Audio do Kantar aponta que mais de 50% dos entrevistados escutaram um podcast nos últimos 3 meses. Além disso, o país está entre os maiores produtores de podcasts do planeta.

Com dados tão relevantes assim, também fica nítido o interesse das marcas em falar com seus consumidores por meio do podcast. Foi pensando nisso que a Adsmovil, adtech pioneira e líder em soluções para publicidade digital na América Latina, Europa e no mercado hispânico dos Estados Unidos, lançou a Adsmovil Audio Network, sua unidade de negócios que oferece soluções em áudio digital 360.

A Adsmovil Audio Network oferece diversos formatos em publicidade.

A Adsmovil Audio Network oferece diversos formatos em publicidade.

Formatos de publicidade em áudio digital

Tendo uma rede de mais de 800 rádios AM/FM, webrádios locais e a maior rede de podcasts do Brasil, com mais de 600 programas em português, a Adsmovil Audio Network oferece soluções como:

Dynamic Audio Spot: anúncios em áudio que podem ser sincronizados no intervalo comercial das rádios, integrados aos conteúdos dos streamings de música e em todas as plataformas de podcast.

Patrocínios de programas: presença da marca em podcasts da rede de forma exclusiva com spots de 15’’ de oferecimento no início do programa e um complemento com spots de 60’’ em pausas durante o programa reforçando a mensagem da marca e garantindo uma exclusividade do segmento durante o período de patrocínio.

Audio Content Studio: contempla a produção de projetos de branded content em áudio, realizados em estúdios próprios da Adsmovil, seja para programas existentes (testemunhais ou programas temáticos) ou até mesmo o desenvolvimento de um programa exclusivo para uma marca.

A plataforma Personas usa IA para alcançar o público ideal para cada campanha.

A plataforma Personas usa IA para alcançar o público ideal para cada campanha.

Alcançando o público ideal no áudio com tecnologia

O Brasil é o país que mais consome conteúdo em podcasts no mundo e 42,9% de seus usuários de internet, com idade entre 16 e 64 anos, escutam podcast toda semana, segundo o DataReportal 2023. De acordo com Rodrigo Tigre a empresa tem diversas formas de encontrar o público “certo”: “Nós temos a nossa plataforma, chamada Personas, que disponibiliza dados de audiências reais, que são atualizados constantemente com base em dados anônimos e uma série de outras camadas como geolocalização, utilização de dados demográficos como a idade e o gênero, além de fatores comportamentais como a navegação em aplicativos e a interação do consumidor com publicidade. A combinação de tudo isso possibilita criar audiências muito assertivas e atingir o usuário correto para cada campanha.”

Recentemente, além dos testemunhais tradicionais, a Adsmovil Audio Network ainda desenvolveu um método de testemunhal em formato de spots dinâmicos, o chamado Anúncio Lido pelo Apresentador. Isto é, com a voz de um determinado apresentador, o anúncio é gravado e inserido dinamicamente em espaços marcados nos episódios dos podcasts. A solução traz a garantia de volume de entrega para o anunciante, assim como de uma mídia tradicional, mas de forma mais potente devido à força que o apresentador tem sobre sua audiência.

A Adsmovil Audio Network também está realizando projetos de nicho para temas específicos como Negócios, Agronegócio, Diversidade e Inclusão e True Crime, em que oferece uma estratégia integrada de mídia com conteúdo, por meio de testemunhais nos podcasts que falam com comunidades bem específicas e de grande interesse para algumas marcas. A área também conta com a auditoria da Amazon Adserver nas entregas de mídia com anúncios dinâmicos além da possibilidade de medir a conversão pós impressão.

As marcas podem medir e neutralizar as emissões de carbono de suas campanhas veiculadas na DSP da Adsmovil.

As marcas podem medir e neutralizar as emissões de carbono de suas campanhas veiculadas na DSP da Adsmovil.

Sustentabilidade na publicidade

“O áudio, junto com as demais soluções que oferecemos em Vídeo, Display e OOH, vem complementar nosso leque de serviços para que as marcas consigam alcançar e reter a atenção de seus consumidores. E tudo isso ainda pode ser realizado de forma sustentável, já que, em parceria com Scoope3, estendemos o nosso compromisso em reduzir o impacto ambiental ao oferecer a medição e neutralização da emissão de carbono das campanhas dos nossos clientes”, complementa Alberto.

Segundo Cristina Gama, Sales Director da Adsmovil, a área já está se expandindo para outros países da América Latina, e já conta com projetos para grandes marcas: “Com as soluções de áudio, temos um ecossistema de publicidade digital completo e atendemos clientes de segmentos diversos aqui no Brasil como Unilever, Coca-Cola, Ford e Toyota”.

Conheça as soluções da Adsmovil Audio Network em www.adsmovil.com/audio

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