Assinar

1ª edição do Brasil Publisher Awards acontece em Curitiba

Buscar

1ª edição do Brasil Publisher Awards acontece em Curitiba

Buscar

post patrocinado

Por

1ª edição do Brasil Publisher Awards acontece em Curitiba

Promovido pela ANPB, o prêmio reflete o avanço e a maturidade do mercado digital no país


26 de novembro de 2024 - 0h00

O Brasil Publisher Awards (BPA), primeira premiação nacional dedicada a reconhecer os melhores sites, publishers e portais digitais do país, acontecerá no dia 2 de dezembro, no Hard Rock Cafe Curitiba, na capital paranaense.

O objetivo da iniciativa é celebrar a relevância e o impacto dos sites de todo o Brasil, em especial, os regionais. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, os sites de notícias regionais desempenham um papel muito importante na comunicação no país, oferecendo uma cobertura mais próxima e personalizada das realidades locais.

O BPA irá destacar a importância da qualidade do conteúdo aliada ao impacto positivo que os sites geram em suas comunidades. A premiação irá reconhecer plataformas que vão além da informação, desempenhando um papel essencial na educação, no engajamento e na transformação social, valorizando iniciativas que promovem mudanças significativas e contribuem diretamente para o bem-estar da população.

Organizado pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB), em co-realização com a ad tech PremiumAds, o BPA é uma iniciativa que reflete um ano inteiro de planejamento e colaboração. A premiação conta com o patrocínio master da MGID e TRUVID e apoio estratégico de empresas como ShowHeroes, Seedtag, Escritório de Mídia e Adrenalead.

Um marco para o mercado digital brasileiro

Com mais de 100 inscritos, a 1ª edição do BPA consolida o avanço e a maturidade do mercado digital e celebra os melhores sites, publishers e portais do país.
crédito: Gustavo Lopes – Agência One

Marcello Petrelli, um dos nomes mais respeitados da comunicação no Brasil, é conhecido por sua visão estratégica, criatividade e dinamismo. Presidente do Grupo ND, um dos maiores e mais influentes grupos regionais de mídia do país, Petrelli também está à frente da Associação Nacional dos Publishers do Brasil (ANPB).

Para ele, o Brasil Publisher Awards representa um marco para o mercado, consolidando-se como um ponto de virada na valorização da mídia digital e regional. “É preciso separar o joio do trigo”, afirma ao destacar os desafios enfrentados no cenário da mídia digital, onde a baixa barreira de entrada facilita a criação de sites, mas dificulta identificar quem realmente trabalha de forma séria em prol da sociedade.

“Em um ambiente marcado pelo impacto das fake news, o Brasil Publisher Awards surge como uma iniciativa para reconhecer e celebrar os produtores de conteúdo comprometidos com a qualidade, a verdade e o impacto positivo em suas comunidades, encorajando a expansão e o impacto do jornalismo local em todo o Brasil”, destaca.

O BPA também se destaca pelo apoio de renomadas entidades do setor como a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), ABMN (Associação Brasileira De Marketing e Negócios), ABRADi – Associação Brasileira de Agentes Digitais, AnaMid (Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital), AESP (Associação das Emissoras Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) e o IVC (Instituto Verificador de Comunicação).

O regulamento está disponível no site bpa.anpb.com.br e contempla as seguintes categorias:

  • Melhor site de notícias estadual;
  • Melhor site de entretenimento;
  • Melhor site de esportes;
  • Melhor site de economia e/ou finanças;
  • Melhor site de games;
  • Melhor site de saúde e/ou bem-estar;
  • Melhor site de tecnologia;
  • Melhor site de notícias nacional;
  • Melhor site de tecnologia;
  • Melhor site de astrologia;
  • Melhor site de receitas;

Os sites participantes deverão apresentar uma peça defensiva que não necessariamente se restrinja à exposição de um caso específico, podendo abranger um projeto relevante ou uma defesa ampla acerca de sua atuação.

As métricas quantitativas, tais como pageviews e número de seguidores, não serão consideradas como critérios de avaliação. A análise será pautada na qualidade do conteúdo apresentado, no impacto positivo gerado na respectiva categoria, na contribuição efetiva à população e na sustentabilidade das práticas adotadas.

A importância da categoria “melhor site de notícias estadual” no BPA

A categoria reflete o compromisso com a valorização e o fortalecimento do jornalismo regional. Os sites de notícias estaduais desempenham um papel essencial na sociedade, levando informação de qualidade e relevância diretamente às comunidades, conectando a população com os acontecimentos locais e fortalecendo o debate público em suas regiões.

O BPA reconhece que o trabalho realizado por estes veículos é fundamental para manter a população informada e engajada. Por isso, a categoria busca destacar os esforços dessas plataformas, incentivando a continuidade de boas práticas, a inovação e a produção de conteúdo ético e relevante.

“Para a MGID, é fundamental apoiar iniciativas que celebram o talento e promovem o crescimento sustentável do ecossistema digital. Esse evento reflete nosso compromisso em fornecer soluções de monetização e engajamento que ajudam os publishers a prosperarem em um cenário digital cada vez mais dinâmico”, conta Lorenzo Nicodemo – Head of Publisher Acquisition na MGID para Latam e Brasil.

Jurados

O processo de avaliação será conduzido por um júri composto por cerca de trinta profissionais experientes do mercado. Os critérios incluem a qualidade do conteúdo, inovação, impacto social e práticas sustentáveis, assegurando uma análise abrangente e justa dos participantes.

Os jurados representam a pluralidade e a excelência de diferentes setores, com atuações em empresas e entidades renomadas como a Seedtag, Escritório de Mídia, AnaMid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital, Teads, Similar Web, MGID, DeBrito, Viads, Acaert – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, Helloo Midia, Gerente de Marketing e Relacionamento, Seedtag, KANTAR Ibope Media, ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ShowHeroes, Similar Web, DZ, AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, Adrenalead, secom/PR, TRADE, 011news, Yandex, IVC – (Instituto Verificador de Comunicação, Truvid, AnaMid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital, Head of Media, GPAC/, WMcCANN, AESP, ABMN – Associação Brasileira De Marketing e Negócios, Equativ, Criteo e Similarweb.

Essa diversidade profissional traz perspectivas únicas para o processo de avaliação, garantindo que cada iniciativa participante seja analisada com a devida profundidade e de diferentes ângulos estratégicos.

Segundo Riadis Dornelles, vice-presidente da ANPB, com mais de 20 anos de experiência em rádio, TV e digital, executivo premiado e referência no setor de comunicação, o Brasil Publisher Awards é a concretização de um sonho antigo.

“Este prêmio é a oportunidade para reconhecermos os melhores sites e iniciativas do segmento. Com o setor fortalecido, a valorização deste segmento aumentará. Queremos que todos sintam que seu trabalho faz a diferença”, conta ele Dornelles.

À frente da coordenação do Brasil Publisher Awards como voluntário, Jhonas Campos, head de Marketing e Sales da PremiumAds, destaca a importância da premiação não apenas como um reconhecimento aos publishers brasileiros, mas como um movimento de união e fortalecimento do setor.

“O Brasil Publisher Awards não é apenas uma celebração, é uma demonstração de como o setor de publishers têm se mobilizado para crescer e inovar. Fico feliz em ter o apoio e parceria de grandes players como MGID, ShowHeroes, Seedtag, Adrenalead, Escritório de Mídia e Truvid. Essas empresas têm desempenhado um papel essencial ao fornecer tecnologia, informação e conteúdo que moldam o mercado, criando oportunidades para publishers de todos os tamanhos. Esse engajamento é prova de que estamos construindo um futuro mais sólido e colaborativo para a comunicação no Brasil” afirma Jhonas.

Ele também ressalta que o envolvimento dessas empresas não apenas fomenta o crescimento do setor, mas também inspira novos projetos e práticas que transformam o cenário da comunicação no país.

As inscrições para o Brasil Publisher Awards foram um sucesso, superando todas as metas estabelecidas e refletindo o grande interesse e engajamento do mercado.

“Na Truvid, sabemos o quanto de dedicação e criatividade é necessário para que os publishers prosperem no acelerado mundo digital de hoje. Por isso, apoiar iniciativas como este prêmio é tão significativo para nós. É uma oportunidade de celebrar o talento excepcional dos publishers no Brasil e reafirmar nosso compromisso em ajudar a impulsionar seu crescimento e inovação. Temos orgulho de fazer parte de um evento que destaca suas conquistas e fortalece o futuro dessa comunidade vibrante”, comenta Head of Media Latam da Truvid, Rafael Carvalheira.

Os finalistas serão divulgados na próxima semana, e todos os participantes receberão um certificado de reconhecimento, reforçando a importância de sua contribuição e destacando o mérito de seus trabalhos no fortalecimento do ecossistema de mídia digital.

Sobre a Associação Nacional de Publishers do Brasil

A Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo de unir marcas, agências e sites em todo o território nacional. A organização promove a valorização e o crescimento do mercado digital, fortalecendo a relação entre os diferentes agentes do setor.

A entidade possui a missão de fortalecer e amplificar a voz dos publishers no ecossistema de mídia digital do país, com uma atenção especial aos veículos regionais. Reconhecendo a relevância dos sites e portais locais na comunicação com públicos específicos, busca apoiar e capacitar profissionais de todas as regiões, valorizando a rica diversidade cultural e de interesses do Brasil.

Com foco na inovação, na produção de conteúdo de alta qualidade e no fortalecimento das relações entre publishers e anunciantes, a ANPB trabalha para construir um ecossistema de mídia digital mais inclusivo, representativo e robusto.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • publisher

    publisher

    não publicado