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Plataforma BPool promove contratação de serviços de marketing com compliance e agilidade, por meio de tecnologia


21 de novembro de 2022 - 0h00

A contratação de serviços de marketing por grandes empresas é um processo burocrático e que precisa responder a uma série de regras de compliance, a fim de garantir a proteção do investimento da organização. Ao mesmo tempo, a busca pela rapidez e dinâmica que caracterizam a comunicação contemporânea também é uma exigência latente. É nessa frente que a tecnologia permite um encontro de ambas as necessidades, de maneira fluída e segura.

Selecionada via platafoma BPool, a Agência 947 criou uma casa de ativações para a marca Olla no Lollapalooza

Selecionada via platafoma BPool, a Agência 947 criou uma casa de ativações para a marca Olla no Lollapalooza

Curadoria e especialização
Para atender a demanda de empresas e profissionais de comunicação, as plataformas de oferta de serviços de marketing que seguem o padrão Enterprise Gateway Marketplace (EGM) permitem que, em um único contrato, os anunciantes possam ter acesso a centenas de fornecedores conectados ao ecossistema. No Brasil, a pioneira neste formato é a BPool, fundada em 2019 pelos sócios Daniel Prianti e Beto Sirotsky.

Dentro da BPool, os parceiros são homologados por inúmeros critérios como expertise, experiência em categorias específicas e histórico de trabalho. No início da busca, o anunciante já pode definir um pacote de serviços com preço pré estabelecido. O algoritmo, então, faz um cruzamento entre a necessidade do anunciante e quem oferece determinada especialidade, recomendando os três parceiros mais adequados. Assim, os profissionais de marketing podem agendar chemistry meetings via plataforma e definir quem atende melhor às suas demandas. Como as condições já foram pré-estabelecidas entre a área de compras da plataforma e a BPool, os profissionais de marketing ganham agilidade para iniciar um projeto com um novo parceiro especialista em até 48 horas.

“A plataforma BPool foi desenhada para que todo o processo de matching, avaliação, contratação e gestão possa ser feito com agilidade, excelência e seguindo as regras de compliance, atendendo de forma complementar as necessidades das áreas de marketing e de compras”, afirma Micaela Zayat, sócia e CEO para LATAM da BPool. Entre as companhias que já atuam com a BPool, estão nomes como Kellogg’s, Nestlé, TikTok, Reckitt, Google, L’Oréal e Unilever.

A marca Veja, da Reckitt, tem como objetivo ampliar a conexão com os lares brasileiros de forma relevante e íntima. Para Fernando Gama, diretor de marketing de Veja, a plataforma tornou-se fundamental na comunicação com o consumidor final. “Todas as vezes que precisamos desafiar o status quo e oxigenar o sistema, pensamos logo na BPool. A praticidade do modelo de negócio, a agilidade que a plataforma entrega e a curadoria de mercado nos proporciona uma dinâmica única para os nossos desafios”, afirma o executivo.

Inteligência de dados e transparência
Na plataforma BPool, as áreas de compras dos clientes possuem acesso a uma ferramenta de otimização de orçamento — a configuração é simples e ocorre por meio da customização de um preço comparativo para os pacotes de serviços liberados para uso na plataforma. O monitoramento desses dados de investimentos e de outros, como o de avaliação mútua entre clientes e parceiros durante os projetos, pode ser feito através dos dashboards da plataforma, promovendo maior transparência e visibilidade nas relações.

Do Brasil para as Américas

O pontapé que deu início à BPool é brasileiro. A pedido de alguns clientes, a plataforma expandiu suas operações para diferentes países das Américas, como Colômbia, Argentina, México, Equador, Uruguai e Estados Unidos. “A expansão regional deu acesso aos nossos clientes, em múltiplos países, aos melhores estúdios, boutiques, agências independentes e freelancers das Américas. A curadoria, contratação, gestão dos projetos e pagamentos entre países acontece através da plataforma”, diz afirma Micaela Zayat, sócia e CEO da BPool para a América Latina.

Micaela Zayat, sócia e CEO para LATAM da BPool e Nuno D’Eça, sócio e head of procurement na BPool

Live marketing para atender os times de marketing
Mais de 160 parceiros que atuam diretamente no setor de live marketing estão conectados à plataforma. A jornada de contração de live marketing acontece por meio de módulo próprio e workflow específico. É uma das frentes que mais cresce na plataforma. Todos os parceiros podem ser acionados via um único contrato e uma única homologação, o que resulta em um processo extremamente ágil para o marketing.

“A BPool apoia as áreas de marketing que precisam de mais inovação, especialização, diversidade e agilidade — e que agora podem concentrar a curadoria e a gestão de suas ações de live marketing na plataforma. As áreas de compras, por sua vez, otimizam verbas, aumentam eficiência, inteligência de dados e compliance”.

Além disso, os clientes contam com regionalização e parceiros independentes com foco em entregas inovadoras, tudo de forma transparente e de acordo com as normas de compliance das grandes corporações”, afirma Nuno D’Eça, sócio e head of procurement na BPool.

Através da plataforma, é possível manter um histórico comparativo de propostas de diferentes fornecedores, além de gerar um baseline de todas as compras realizadas nas ações e eventos. Isso ocorre através da parametrização de propostas recebidas e de notas fiscais pagas a fornecedores. Esse processo mantém o histórico e a base de dados organizada para auditorias futuras. A BPool ainda resolve um problema de longa data do setor: evitar que os impostos sobre faturamento sejam bi-tributados, quando os parceiros da plataforma sub-contratam fornecedores.

BPool conecta agência e marca para o Lollapalooza

Para o Lollapalooza, a BPool foi responsável por conectar a Agência 947 com a marca Olla. O resultado da parceria foi a ação que levou ao festival de música uma casa repleta de ativações, onde os apresentadores do PodPah entrevistaram os convidados Kevin o Chris, Nicole Bahls e Yarley — um em cada dia de festival. Os episódios conquistaram mais de 1,5 milhão de views. Houve a entrega de peças de vestuário personalizadas, fotos instantâneas, preservativos e lubrificantes.

“A agência selecionada via plataforma foi responsável pelo planejamento, criação e execução do projeto, além de liderar todo o processo com outras agências do cliente, para cada um dos segmentos. Como resultado, gerou visibilidade e engajamento para a marca e experiências memoráveis para o público. A parceria foi renovada para o Rock in Rio”, destaca Nuno D’Eça, sócio e head of procurement na BPool.

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