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Dados qualificam soluções de influências

BR Media inova com inteligência data-driven e se destaca em um mercado que atrai cada vez mais investimentos das marcas


25 de março de 2024 - 0h00

Em 2023, os investimentos globais voltados ao marketing de influência foram de US$ 34 bilhões, número 17% maior do que o registrado em 2022, de acordo com estudo realizado pela PQ Media. Neste ano, segundo pesquisa do Influencer Marketing Hub realizada com mais de 3 mil profissionais de agências e anunciantes, 59,4% dos entrevistados que lidam com orçamentos apontaram aumento na verba destinada à creators economy em 2024.

Porém, junto com a maior tração da indústria publicitária ao marketing de influência, crescem os desafios em torno da construção de relacionamento com os usuários.

Campanha para a Trident contou com Ludmilla e mais oito influenciadores

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É neste mercado em expansão que a BR Media Group tem se destacado. Com expertise de 12 anos de atuação, a holding tem liderado a revolução da creators economy, ao aliar inteligência de dados com seus processos e soluções. A empresa entrega todas as etapas das ações para marcas — planejamento, estratégia, gestão e produção de conteúdo, relatórios e mensuração de resultados.

Entre as importantes iniciativas da holding, está a participação nos negócios da Human Data, companhia que, por meio de algoritmos próprios e inteligência artificial, desenvolve produtos estratégicos para marcas e criadores de conteúdo.

O rapper Matuê foi protagonista do lançamento do acendedor BIC Ez Reach

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No planejamento, a inteligência envolve informações sobre patrimônio de marca digital, análise de concorrentes e sentimento, tendências de comportamento, perfil da audiência e impactos da indústria.

Já a seleção do squad envolve um trabalho cuidadoso que abrange três frentes de análise: quantitativa, a partir de dados sobre performance, audiência e afinidade do influenciador com a marca; qualitativa, que avalia a qualidade dos conteúdos, fit com a campanha e comprometimento de entrega; e background check, processo que abrange uma avaliação minuciosa do creator.

Mapeamento de comunidades eleva qualidade das ações
Solução da BR Media identifica quais áreas e setores que as marcas podem se apropriar nas campanhas

A inteligência gerada pelo uso de dados da BR Media potencializa os resultados das campanhas, uma vez que mapeia as diferentes comunidades e nichos do mercado. A partir do Human Community, produto exclusivo da Human Data, o algoritmo identifica quais áreas e setores são mais apropriadas para uma marca trabalhar.

De acordo com a empresa focada no segmento de inteligência de dados, essa atuação pode gerar uma conversão em venda de até 30% maior para a marca, devido à maior eficiência no público impactado.

O mapeamento vai desde a descoberta de novos nichos, territórios ou comunidades até os momentos de ocasião e consumo do público”, diz Otávio Ereno, sócio e CEO da Human Data. “No marketing de influência, as métricas estão mudando de macro dados para micro dados. Quando se trabalha com as comunidades e nichos certos, o potencial é muito maior”, adiciona o executivo.

Experiências influenciam decisões de compra

Todo esse cuidado deve-se à importância que as ações têm na decisão de compra das pessoas. Segundo pesquisa da própria BR Media em conjunto com o Grupo Consumoteca, 78% dos consumidores já compraram algum produto por causa de algum influenciador, e mais de 70% das pessoas da Classe A fazem compras regularmente por indicação de influenciadores. Além disso, 55% das pessoas se sentem mais confiantes em uma marca quando indicada por influenciadores que elas seguem.

Além de qualificar a escolha dos influenciadores, o uso de dados potencializa os resultados para as marcas ao identificar como as pessoas se sentem ao longo das diferentes fases da campanha. Ao mapear toda a jornada dos usuários em tempo real, a agência identifica o que eles consomem, como consomem e como se sentem ao consumir determinado conteúdo ou produto.

“A profissionalização do marketing de influência é um processo natural, porque as marcas estão olhando mais para o segmento com investimentos cada vez maiores para as ações na área. Dentro desse processo, o uso de dados é fundamental”, explica Thiago Bispo, diretor comercial da BR Media.

Comunicação autêntica

Mais de 500 clientes, como Trident e BIC, já contaram com a expertise da BR Media em dados para o planejamento, definição de conteúdo e seleção de influenciadores. Os resultados obtidos com as campanhas atestam os benefícios em identificar vozes coerentes com as mensagens das marcas.

A campanha “Destrave a boca no Carnaval”, de Trident, buscava amplificar a presença da marca no Carnaval e lançar o Trident Max Cool Raspberry. Entre os nove influenciadores selecionados a partir de afinidade com a data e com o conceito da campanha, estavam Ludmilla e Valen Bandeira. O processo de cocriação com os creators trouxe autenticidade para o lançamento, 50 milhões de impactos e mais de 300 mil engajamentos.

Outra campanha de destaque ao identificar afinidades na escolha do influenciador foi para a BIC, que teve o rapper Matuê como protagonista junto com um time de creators. A ação lançou o BIC Ez Reach, acendedor multiuso de longa duração, e alcançou 13 milhões de pessoas e 22 mil acessos ao link do produto.

Inovação na prateleira
Portfólio da BR Media entrega inteligência aos anunciantes

Community BrandFans: conecta influenciadores brand lovers às marcas.

My Creators: matchmaking dos influenciadores mais relevantes de cada segmento aos anunciantes.

Audience Boost: identifica a duplicidade de base na audiência pretendida para uma ação e conecta a marca ao mesmo público via diferentes criadores de conteúdo de nicho.

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