Brand Voice
APRESENTA

Eficiência e alcance valorizam a mídia OOH em movimento

C2R|Maely OOH destaca-se no mercado publicitário ao conectar marcas a milhares de usuários do transporte público de São Paulo, por meio da solução de mídia B-Air

Atuar em São Paulo — o maior mercado publicitário do País — é um movimento estratégico para qualquer companhia de comunicação. Os motivos vão desde a proximidade com agências e anunciantes até o potencial ampliado de audiência. Esse passo foi dado pela Maely Mídia OOH, que chega à cidade a partir da aquisição de 50% da C2R Mídia, especializada em ativos instalados no transporte público.

Frente de destaque da C2R|Maely OOH: B-Air Digital nos ônibus da capital paulista

Frente de destaque da C2R|Maely OOH: B-Air Digital nos ônibus da capital paulista

Com base no Espírito Santo, a empresa enxergou em São Paulo não apenas uma maior presença junto ao mercado publicitário, mas também a oportunidade de acelerar sua transformação em uma plataforma nacional de comunicação urbana. Isso porque a C2R é detentora do projeto B-Air, um modelo já testado, padronizado e com enorme potencial de crescimento nos formatos estático e digital dentro do sistema de transporte público.

“Essa investida representa um salto de escala para a Maely. A empresa passa a atuar no principal centro de mobilidade urbana do País, ampliando sua base de ativos, diversidade de formatos e alcance de audiência”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da C2R|Maely OOH. Ele destaca que o movimento é estratégico para ampliar a exposição de mídia junto aos milhões de passageiros da classe C que circulam diariamente pela capital paulista.

Frente de destaque da C2R|Maely OOH: Empena Dupla no Espírito Santo

Frente de destaque da C2R|Maely OOH: Empena Dupla no Espírito Santo

A movimentação da empresa também acompanha a relevância do Sudeste no cenário publicitário nacional. Em 2024, a região foi responsável por 19,6% dos investimentos em mídia no Brasil, que totalizaram R$ 26,3 bilhões — um crescimento de 12,2%, em relação ao ano anterior —, segundo dados do Cenp-Meios.

“Essa expansão viabiliza uma oferta mais robusta para anunciantes locais, regionais e nacionais, consolidando a Maely como um player de referência no segmento de out-of-home brasileiro”, comenta Oliveira.

Plataforma de serviço para a população

Fundada em 1968 no Espírito Santo, a Maely Mídia OOH tem atuação consolidada no estado, com portfólio completo de soluções em mídia exterior. Seu inventário inclui faces de mídia em grandes formatos, mobiliário urbano, ambientes de consumo, transportes e edifícios. A chegada a São Paulo marca a expansão da cobertura e a oferta de novas soluções em mobilidade urbana, incluindo mídia em ônibus.

No centro da estratégia, está o Painel B-Air, produto patenteado e desenvolvido pela C2R, que transforma os ônibus em uma plataforma eficiente de entrega de conteúdo e mídia pelas linhas de transporte público da capital paulista. O equipamento conta com os formatos estático e digital — o que permite unir frequência, alcance e contextualização, elementos centrais da comunicação urbana de nova geração.

“É um dispositivo de mídia que padroniza e organiza a publicidade interior dos ônibus, alcançando milhares de pessoas diariamente e mudando a forma como os anunciantes se conectam com os consumidores durante a jornada de mobilidade pela cidade”, comenta Rodrigo Oliveira, CEO da C2R|Maely OOH.

A principal aposta são os painéis B-Air Digital, que permitem a exibição de vídeos dinâmicos e anúncios programados, visando proporcionar uma experiência personalizada e maior impacto para os usuários do transporte público. Lançada este ano, a solução alia publicidade com conteúdo de interesse da população, como informações de saúde, entretenimento, campanhas de orientação e utilidade pública.

Segundo Oliveira, a proposta é transformar o veículo em uma plataforma de serviço à população, onde marcas se associam a boas práticas. Na primeira fase do projeto, a expectativa é instalar mais de 2.500 faces de mídia em ônibus da capital paulista, abrangendo os formatos estático e digital, dentro da meta de estar presente em 1.500 veículos digitais da cidade, até o final de 2026.

Plataforma usa dados para entregas de acordo com o perfil do público

No centro da estratégia de expansão da C2R|Maely OOH está o B-Air Digital, formato que conta com tecnologia embarcada baseada em dados para realizar entregas automatizadas das peças publicitárias. Essa aplicação para telas digitais é possibilitada por mídia programática, que permite a realização de campanhas com mais inteligência, agilidade e mensuração.

Dessa forma, a divulgação dos anúncios é realizada com base em inteligência contextual, considerando informações como horário, clima, localização, tipo de linha do transporte público, entre outros. “Isso possibilita que campanhas sejam adaptadas conforme o perfil de circulação dos ônibus e as variáveis do dia, garantindo mais assertividade e retorno sobre o investimento”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da C2R|Maely OOH.

Além da entrega automatizada, outro diferencial da plataforma é a integração com dashboards, que permitem que os clientes acompanhem o desempenho das peças em tempo real e façam alterações na estratégia, para que a exibição ocorra de maneira mais relevante junto ao público-alvo. Segundo o CEO da C2R|Maely OOH, essa agilidade significa maior conversão e uma comunicação mais ajustada, conforme a necessidade da marca, algo essencial para campanhas dinâmicas, como as do varejo ou lançamentos de produtos.

“A mídia programática, aplicada às telas digitais no interior de ônibus, eleva o padrão da comunicação em trânsito e transforma o ambiente em um canal inteligente e dinâmico”, explica Oliveira, citando que as campanhas podem ser exibidas de acordo com a rota do veículo dada a possibilidade de adaptar a mensagem a um bairro, região ou ponto de interesse da marca devido ao uso de tecnologia de geolocalização. “Isso gera maior engajamento e conversão para as marcas”, aponta.

Acompanhar toda a jornada do consumidor

Dentro da mídia OOH, um diferencial do B-Air é a sua integração à mobilidade das cidades. Enquanto outros equipamentos do segmento ficam em pontos fixos, a oferta da C2R|Maely OOH ao mercado ocorre em momentos-chave da jornada diária do público, e abrange uma audiência diversa. “É uma mídia que gera múltiplas exposições ao longo do dia, com profundidade e continuidade, tornando a comunicação mais alinhada ao comportamento do consumidor urbano”, diz o executivo.

Por essas características, os formatos B-Air têm atraído a divulgação de marcas de setores variados do mercado, como varejo, educação,saúde, serviços financeiros, alimentos, cultura e instituições públicas. Na visão da C2R|Maely OOH, o interesse deve-se à facilidade com que essa mídia dialoga com o público da classe C, que concentra boa parte do consumo no Brasil.

Os formatos e a presença no transporte público também atendem demandas diversas, que vão do pequeno ao grande anunciante. As marcas locais, por exemplo, podem se beneficiar da capilaridade e da possibilidade de segmentar as ações por regiões e bairros. Já empresas com atuação nacional conseguem explorar a amplitude da rede, com entrega em massa e repetição das peças. “Essa versatilidade é uma das fortalezas da plataforma”, ressalta o CEO da C2R|Maely OOH.

Influência constante na jornada do consumidor
Atuação na capital paulista conta com formatos estático e digital

B-Air Estático: são 3 mil faces distribuídas pelo transporte público de São Paulo, a partir de uma estrutura patenteada e com padronização visual. Há uma preocupação estética e ambiental, sendo um equipamento sustentável, fácil de instalar e com alta capilaridade nos bairros.

B-Air Digital: o formato está em 110 ônibus da capital paulista. Até o fim de 2026, serão 1.500 veículos. Cada ônibus tem de duas a quatro faces, sem interferências visuais, o que garante ampla cobertura e tempo de exposição superior para as marcas. Essas características permitem unir frequência, alcance e contextualização.

Expansão nacional e impacto em escala

Além de reforçar a integração das operações, a negociação entre as empresas reforça as oportunidades de expansão para além dos estados de São Paulo e Espírito Santo.

A nova parceria é vista como um primeiro passo para um projeto maior, que abrange a criação de uma rede interligada nacionalmente. Para tanto, o plano é expandir a atuação para as principais capitais brasileiras. “A soma das experiências em diferentes cenários retroalimenta o crescimento para outras capitais. Essa interoperabilidade entre formatos, tecnologias e regiões é um diferencial da empresa”, diz Oliveira, CEO da C2R|Maely OOH.

O plano para construir uma plataforma nacional de comunicação urbana sobre rodas inclui aumento da frota digital, padronização e sustentabilidade dos ativos estáticos, ampliação das integrações com dados e tecnologia programática, e a oferta de novos formatos. “Nossa visão é clara: transformar mobilidade em mídia com impacto social, escala e inteligência”, aponta o executivo-chefe da companhia de mídia.

São Paulo: presença do ônibus no cotidiano impulsiona OOH
Formato B-Air Digital está presente em mais de 110 veículos do transporte público; meta é alcançar 1.500, até 2026

Principal meio para mobilidade urbana na cidade de São Paulo, os ônibus são utilizados por 5,5 milhões de usuários diariamente, atendendo a maior parte das cerca de 9 milhões de pessoas que utilizam o transporte público todos os dias na capital paulista, segundo dados da SPTrans. Essa presença na vida da população é um dos diferenciais da estratégia da C2R|Maely OOH no mercado.

“O ônibus é o único meio de transporte urbano que conecta praticamente todas as regiões da cidade. Sua circulação é ampla, constante e, mais importante, previsível”, diz Rodrigo Oliveira, CEO da empresa de mídia out-of-home (OOH), citando que essas características permitem controle de entrega, alcance garantido e alto tempo de exposição das peças publicitárias. “Por fazer parte da rotina das pessoas, o ônibus é percebido com mais naturalidade, o que torna a mensagem mais eficaz”, completa.

Por conta dessas características, o B-Air Digital é a grande aposta da C2R|Maely no segmento de mídia out-of-home da capital paulista. O formato já está presente em mais de 110 ônibus que circulam pelas principais ruas e avenidas da maior cidade do País, impactando mais de 700 mil pessoas, semanalmente.

Até o final de 2026, os equipamentos de mídia digital estarão instalados em cerca de 1.500 veículos, o que elevará o alcance das peças para cerca de 10,5 milhões de pessoas, toda semana. Soma-se à rede digital os cerca de 3 mil equipamentos de faces estáticas, reforçando a presença das marcas na jornada diária dos consumidores.

“O ônibus completa o circuito integrado de mídias OOH pela cidade. Não faz sentido estar presente nos terminais, abrigos de ônibus, metrô, entre outros, e não considerar o ônibus como a extensão e continuidade dos demais ativos”, aponta o CEO da C2R|Maely OOH.

Presença constante na vida das pessoas
Com a complementaridade dos dois formatos do B-Air (digital e estático), as marcas conseguem ter presença em diferentes momentos da rotina das pessoas: ida ou volta do trabalho, deslocamentos para lazer e encontros pela cidade. Segundo a empresa, esses momentos dentro do transporte público são de maior atenção do público e poucas distrações, elevando o tempo de observação das peças publicitárias.

“A mídia impacta o consumidor com continuidade, ajudando a consolidar memórias de marca e influenciar decisões de compra antes mesmo de ele chegar ao ponto de venda, seja físico ou digital”, diz Oliveira.

O executivo ressalta que os ônibus são utilizados entre três e cinco vezes por semana pelos usuários, em média, o que aumenta o tempo de contato das marcas com o público-alvo. “O ônibus, portanto, não é somente parte do sistema de transporte. É uma plataforma viva, em movimento constante, que carrega histórias, desejos, desafios e, agora, experiências digitais”, afirma o CEO da C2R|Maely. “Em um mercado publicitário cada vez mais atento à presença no cotidiano real das pessoas, os ônibus se consolidam como um dos mais potentes veículos de mídia urbana da atualidade”, completa.

Saiba mais sobre a C2R|Maely OOH
Assista à entrevista com o CEO da C2R|Maely OOH, Rodrigo Oliveira.