Assinar

Agência California lança universidade dedicada à creator economy

Buscar

Agência California lança universidade dedicada à creator economy

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

Agência California lança universidade dedicada à creator economy

Community Creators Academy, em parceria com a Ânima Educação, reúne estrutura imersiva, cursos profissionalizantes e conexão direta com o mercado de conteúdo digital


30 de junho de 2025 - 0h00

A agência California, em parceria com a Ânima Educação, lança, neste mês, a Community Creators Academy, uma universidade dedicada à creator economy. Instalada em um campus na cidade de São Paulo, a iniciativa faz parte de um ecossistema completo voltado à formação e aceleração de talentos do mercado de conteúdo digital. Com 14 mil metros quadrados, o espaço abriga mais de 200 ambientes de gravação, desenvolvidos para atender às demandas da nova geração de criadores.

A infraestrutura inclui estúdios profissionais, auditórios e ambientes projetados para experiências imersivas em produção de conteúdo. O investimento inicial na construção da universidade foi de R$ 40 milhões — valor destinado à criação do campus e ao desenvolvimento de uma estrutura educacional e tecnológica, alinhada aos padrões de uma indústria em constante transformação.

Estrutura da Community Creators Academy, de 14 mil metros quadrados, conta com estúdios, auditórios e ambientes para experiências em produção de conteúdo

Estrutura da Community Creators Academy, de 14 mil metros quadrados, conta com estúdios, auditórios e ambientes para experiências em produção de conteúdo

Para aproximar teoria e prática, a Community Creators Academy conta com a participação de profissionais consolidados no setor, que atuam como mentores e professores ao longo da jornada acadêmica. “O Brasil dá aula para o mundo, quando o assunto é conteúdo na internet. Mas, até agora, não havia um lugar que sistematizasse esse ensino. Queremos elevar o padrão do mercado e revolucionar essa indústria”, afirma Fabio Duarte, fundador e CEO da Community Creators Academy.

Community Creators Academy forma talentos para a economia criativa
Alinhada ao crescimento do mercado de influência, universidade investe em estrutura robusta e formação prática para profissionalizar talentos

Estima-se que a creator economy movimentará mais de 1 trilhão de dólares até 2030, segundo projeções globais. Um relatório da plataforma Mavrck aponta que, nos próximos cinco anos, 1 bilhão de pessoas devem se identificar como criadoras de conteúdo. No Brasil, esse movimento já é expressivo: de acordo com a pesquisa da Factworks for Meta, o País soma mais de 20 milhões de criadores e 75% dos jovens manifestam interesse em atuar na área.

Nesse cenário, a Community Creators Academy surge com a proposta de sistematizar o ensino das competências necessárias para quem quer construir uma carreira no setor, que exige a fusão de habilidades como comunicação, criatividade e gestão, em um ambiente cada vez mais fragmentado pela economia da atenção.

Como parte essencial dessa formação, está a proximidade diária com a estrutura do campus. A universidade inclui mais de cem cenários verticais e horizontais; 20 estúdios de diversos tamanhos e funções, como podcast, foto, fashion, beleza e música; auditórios; e arenas para eventos para milhares de pessoas. Dentro do espaço, ainda estão previstos um shopping live commerce; casa de conteúdo para criadores; hubs para game; estrutura completa para eventos de transmissões ao vivo; estúdios para realities e talk shows; e coworking para geração de negócios.

Com essa estrutura, a expectativa dos criadores do projeto é que o local seja o principal hub de criação de conteúdo do mercado. “A Community Creators Academy lança a era da educação para criadores. É o primeiro ecossistema de formação e conexão entre criadores de conteúdo e o mercado digital”, afirma Fabio Duarte, fundador e CEO da Community Creators Academy.

As inscrições para o vestibular da Community Creators Academy já estão abertas. Há parcerias que dão bolsas de estudo para garantir a pluralidade no impulsionamento da próxima geração de protagonistas da economia criativa.

Cursos conectam influência, autoridade técnica e prática de mercado

Voltada a criadores de conteúdo, profissionais liberais, executivos e empreendedores, a Community Creators Academy busca oferecer ferramentas práticas para o desenvolvimento de carreiras sustentáveis na economia digital. A formação é estruturada a partir de dois cursos principais, que refletem diferentes perfis de atuação no ecossistema criativo.

O Creator+, com duração de seis meses, é voltado a creators que desejam transformar sua influência em um negócio estruturado. O curso aprofunda temas como branding, storytelling, marketing digital, social commerce, ética e empreendedorismo, além de oferecer mentorias e projetos em parceria com grandes marcas.

Já o Carreira+, de três meses, foi pensado para profissionais liberais — como médicos e dentistas — interessados em converter sua autoridade técnica em presença digital relevante. As disciplinas incluem branding pessoal, produção de conteúdo, tráfego pago e execução de projetos reais com marcas do mercado.

Juntos, os cursos do segundo semestre de 2025 somam 600 vagas. No entanto, a expectativa é de que mais de 4 mil alunos passem pela universidade ainda neste ano, considerando também os cursos rápidos e eventos realizados aos finais de semana no campus.

Bruno Duarte, CEO da California, Paula Harraca, presidente da Ânima Educação, e Fabio Duarte, CEO e idealizador da Community

A formação é conduzida por um corpo docente composto por mentores e nomes influentes do mercado, como Igor (Flow), Patricia Andrade, Cela, Gabi Lopes, Johnny Martins, Ricardo Dias, Isabela Matte e Heloise Manfrim. A interação com o mercado será constante, com projetos acadêmicos que podem se desdobrar em parcerias formais entre criadores e empresas do ecossistema.

O campus conta com o apoio de marcas protagonistas da economia criativa, como YouTube, Spotify, Kwai e Hotmart, além de empresas como Uber e Universal Music. Também participam iniciativas nativas do ambiente digital, como a Guday, marca de suplementos criada por Manu City, e a Aura, indústria de cosméticos de Jade Picon. Entre as parcerias educacionais, destacam-se instituições como a SingularityU e a HSM, que complementam o projeto com uma visão inovadora sobre o futuro da educação e dos negócios digitais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • California transforma cultura e inovação em crescimento

    California transforma cultura e inovação em crescimento

    Agência completa dez anos e acelera expansão nacional, investindo em inteligência regional e desenvolvendo ecossistema de criadores

  • Agência California brilha no Carnaval 2025 com 50 ativações

    Agência California brilha no Carnaval 2025 com 50 ativações

    Mega ações em 5 capitais impactam 50 milhões de foliões no Brasil