Assinar

California transforma cultura e inovação em crescimento

Buscar

California transforma cultura e inovação em crescimento

Buscar

Brand Voice

APRESENTA

California transforma cultura e inovação em crescimento

Agência completa dez anos e acelera expansão nacional, investindo em inteligência regional e desenvolvendo ecossistema de criadores


19 de maio de 2025 - 0h00

Em 2025, a agência California completa dez anos de atuação no mercado, com um modelo de negócios que integra serviços full service, produção de conteúdo digital e iniciativas voltadas ao fortalecimento da economia criativa. A empresa conquistou a confiança de empresas líderes como a Ambev e o Google, ao desenvolver estratégias de comunicação conectadas às realidades culturais locais.

(crédito: divulgação)

Bruno Duarte, fundador e CEO da California: “Reunimos um time com uma diversidade cultural poderosa, que entrega projetos autênticos e ousados”

Com oito escritórios em operação, a California ultrapassou R$ 100 milhões em faturamento em 2024. A expectativa é triplicar esse valor em 2025, um ritmo de crescimento acelerado de três anos em um. Como parte desse movimento de expansão, a agência planeja inaugurar duas unidades, em Belo Horizonte e Brasília, ampliando sua presença em mercados estratégicos e respondendo à crescente demanda por soluções criativas integradas.

“Reunimos um time com uma diversidade cultural poderosa, que entrega projetos autênticos e ousados, que tem nos levado a conquistar a confiança dos clientes com quem sempre sonhamos. Isso nos impulsiona a seguir em frente com a agência, uma agência jovem, dinâmica e preparada para os desafios do futuro da comunicação. Unimos lifestyle e resultado, porque essa é a nossa praia”, afirma Bruno Duarte, fundador e CEO da California. Para o executivo, o sucesso da operação está diretamente ligado à capacidade de combinar a expertise técnica com a sensibilidade cultural de cada região, garantindo uma comunicação mais relevante e de maior impacto.

California: inteligência regional gera campanhas de alto impacto
Com ações que valorizam a cultura local, agência conquista clientes e se consolida como referência em comunicação conectada às raízes brasileiras

A conexão com as expressões culturais de cada região do Brasil é um dos pilares que sustentam a trajetória de crescimento da California. Ao transformar a inteligência regional em estratégias de comunicação, a agência fortaleceu campanhas de grande impacto para marcas como Skol e Brahma e ampliou sua atuação em diferentes setores.

Para a Skol, a California idealizou uma série de ativações musicais regionais, por meio das plataformas de conteúdo proprietárias como Skol Forró e Skol Pagodão. Já para a Brahma, a agência assinou a campanha “Eurolampions”, que desafiou o campeão da Copa do Nordeste a enfrentar o Chelsea, vencedor da Champions League 2021. Apesar da recusa do time inglês, a ação contou com ativações de mobiliário urbano e gerou ampla repercussão entre os principais nomes do marketing de influência. A campanha rendeu à agência um Effie de Ouro.

Ação da Califórnia para a Ambev levou a Brahma para o abre alas da Marques de Sapucaí, no Desfile das Campeãs do Carnaval carioca

Ação da California para a Ambev levou a Brahma para o abre alas da Marques de Sapucaí, no Desfile das Campeãs do Carnaval carioca

Cultura local abre novos caminhos

Valorizar as tradições e a potência contemporânea das culturas locais tem impulsionado a conquista de clientes. Nos últimos seis meses, marcas como Braskem, InDrive e Natura passaram a integrar a carteira da California, que reúne cerca de 20 parceiros em diferentes setores.

Para Natura, a agência assumiu as ativações para as festas de São João, uma das datas mais emblemáticas do calendário nordestino, com campanhas que aliam tradição, inovação e uma conexão emocional genuína com o público. O Carnaval também se tornou vitrine para a estratégia da California. A agência coordenou 50 ativações simultâneas em cinco capitais brasileiras, envolvendo cem influenciadores locais e impactando mais de 50 milhões de consumidores.

“Nossa realidade é fruto de uma aposta que marketing regional, produção de conteúdo e a creators economy seriam os protagonistas no futuro. Hoje, comunicação é sobre conteúdo e cultura. Estamos aliando tudo e atendendo os clientes”, afirma Bruno Duarte, fundador e CEO da California.

Conteúdo customizado como estratégia central

Desde sua fundação, a California aposta no conteúdo como pilar estratégico de diferenciação. A expertise da agência permite a entrega de materiais customizados, com alta velocidade de produção e forte aderência ao perfil das audiências. O braço de conteúdo, estruturado no modelo de content house, atende 15 clientes, como ACT XP, Ânima Educação, Patria Investimentos, YouTube, Urbia, Warner Music e Gulf Oil.

Além de projetos para marcas, a California desenvolve iniciativas proprietárias de grande impacto. A plataforma FitDance, lançada e incubada pela agência, tornou-se um fenômeno cultural e foi vendida ao Grupo SBF em 2022, após alcançar mais de 15 bilhões de visualizações globais. Esse DNA musical inspirou, ainda, a criação do Hit Lab, selo de distribuição de músicas para plataforma de streaming, que já conseguiu colocar três músicas simultaneamente entre as mais ouvidas do Spotify Brasil.

Anualmente, a California produz cerca de cinco mil vídeos de até três minutos e outros 20 mil conteúdos em formato vertical, voltados a redes sociais. A soma da audiência dos projetos proprietários e campanhas desenvolvidas para clientes ultrapassa a marca de 50 bilhões de visualizações, consolidando a agência como uma potência nacional em geração de conteúdo multiplataforma.

Parte desse sucesso vem da aposta em hubs regionais de criação: dois dos escritórios do Nordeste passaram a atuar também como centros de formação e fomento de novos talentos, criando pontes entre criadores locais e grandes marcas. “O Nordeste é um caldeirão criativo, mas faltavam estruturas voltadas aos creators. Com nossos hubs, criamos um ambiente fértil para impulsionar essa potência”, avalia Duarte.

California constrói ecossistema para nova economia criativa
Com investimentos em educação e hubs colaborativos, agência aposta na formação de criadores para fortalecer sua atuação em conteúdo e cultura

O fortalecimento da creators economy é tratado como uma prioridade institucional na California. Em parceria com a Ânima Educação, a agência lançou a Community Creators Academy, uma universidade dedicada exclusivamente à formação de novos criadores de conteúdo. Instalado na Vila Leopoldina, em São Paulo, o campus ocupa uma área de 13 mil metros quadrados, oferecendo infraestrutura completa para capacitar a próxima geração de comunicadores digitais.

Outra frente inovadora é o Doca1, polo de economia criativa inaugurado em 2022 na orla de Salvador. O espaço reúne gastronomia, coworking e estúdios de produção de conteúdo em um ambiente colaborativo, promovendo integração entre negócios, cultura e inovação.

Para Bruno Duarte, fundador e CEO da California, a força da agência está justamente na convergência de suas três frentes de atuação — publicidade, produção de conteúdo e creators economy —, criando um ecossistema que gera impacto real e duradouro. “Essa sinergia construiu o que somos e será o motor que nos impulsionará para o futuro. Acreditamos na força de combinar a inteligência internacional à riqueza cultural regional para criar comunicação que realmente conecta”, diz.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agência California brilha no Carnaval 2025 com 50 ativações

    Agência California brilha no Carnaval 2025 com 50 ativações

    Mega ações em 5 capitais impactam 50 milhões de foliões no Brasil

  • Agência California revoluciona o Marketing Regional

    Agência California revoluciona o Marketing Regional

    Há 10 anos ressignificando o marketing regional, de conteúdo e a creators economy de grandes marcas